Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170749
Título: Desenvolvimento de protocolo para extração de polifenóis com atividade biológica de cultivares brasileiras de uvas de mesa.
Autoria: CARNEIRO, M. J.
BORGH, A. A.
FACANALI, R.
REIS, R. B.
SILVA, J. C. L. DA
HANTAO, L. W.
SAWAYA, A. C. H. F.
MAIA, J. D. G.
RITSCHEL, P. S.
MARQUES, M. O. M.
Afiliação: MARA JUNQUEIRA CARNEIRO, EMBRAPA UVA E VINHO; ALEXANDRE AUGUSTO BORGH, EMBRAPA UVA E VINHO; ROSELAINE FACANALI, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; RAFAEL BONCHRISTIANO REIS, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; JÚLIO CÉSAR RODRIGUES LOPES SILVA, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; LEANDRO WANG HANTAO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; ALEXANDRA CHRISTINE HELENA FRANKLAND SAWAYA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV; MARCIA ORTIZ MAYO MARQUES, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS.
Ano de publicação: 2024
Referência: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, dez. 2024
Conteúdo: As uvas (Vitis spp.) são fontes naturais de compostos fenóli­cos, que contribuem com a saúde humana. O Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil lançou nove cultiva­res de uva de mesa e a determinação do seu conteúdo de compostos fun­cionais é demanda dos consumidores. A diversidade química dos polifenóis das plantas afeta sua polaridade, dificultando o desenvolvimento de uma metodologia padrão para a identificação e quantificação desses compostos. O objetivo desta publicação foi desenvolver um processo eficiente para a extração de compostos fenólicos de uvas de cultivares brasileiras. O pro­tocolo foi desenvolvido pela investigação da influência da massa de amostra desidratada e do solvente de extração sobre a quantidade e qualidade dos compostos fenólicos recuperados em análises espectrofotométricas e cro­matográficas. Foram identificados compostos fenólicos típicos de uva em amostras obtidas com o protocolo desenvolvido. Alterações na relação entre a massa e carga de compostos identificados também foram detectadas, confirmando a qualida­de da extração para análises de fragmentação. Esse protocolo pode permitir a caracterização química de outras uvas híbridas e o desenvolvimento de metodologias menos poluentes de extração.
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Antocianinas
Cromatografia líquida
Videira
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Boletim de PEsquisa e Desenvolvimento, 32)
ISSN: 1981-1004
Notas: CGPE 18776
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesDes-32.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace