Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARNEIRO, M. J.
dc.contributor.authorBORGH, A. A.
dc.contributor.authorFACANALI, R.
dc.contributor.authorREIS, R. B.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. L. DA
dc.contributor.authorHANTAO, L. W.
dc.contributor.authorSAWAYA, A. C. H. F.
dc.contributor.authorMAIA, J. D. G.
dc.contributor.authorRITSCHEL, P. S.
dc.contributor.authorMARQUES, M. O. M.
dc.date.accessioned2024-12-26T11:47:11Z-
dc.date.available2024-12-26T11:47:11Z-
dc.date.created2024-12-26
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, dez. 2024
dc.identifier.issn1981-1004
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170749-
dc.descriptionAs uvas (Vitis spp.) são fontes naturais de compostos fenóli­cos, que contribuem com a saúde humana. O Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil lançou nove cultiva­res de uva de mesa e a determinação do seu conteúdo de compostos fun­cionais é demanda dos consumidores. A diversidade química dos polifenóis das plantas afeta sua polaridade, dificultando o desenvolvimento de uma metodologia padrão para a identificação e quantificação desses compostos. O objetivo desta publicação foi desenvolver um processo eficiente para a extração de compostos fenólicos de uvas de cultivares brasileiras. O pro­tocolo foi desenvolvido pela investigação da influência da massa de amostra desidratada e do solvente de extração sobre a quantidade e qualidade dos compostos fenólicos recuperados em análises espectrofotométricas e cro­matográficas. Foram identificados compostos fenólicos típicos de uva em amostras obtidas com o protocolo desenvolvido. Alterações na relação entre a massa e carga de compostos identificados também foram detectadas, confirmando a qualida­de da extração para análises de fragmentação. Esse protocolo pode permitir a caracterização química de outras uvas híbridas e o desenvolvimento de metodologias menos poluentes de extração.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Uva e Vinho. Boletim de PEsquisa e Desenvolvimento, 32)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlimentos funcionais
dc.subjectAntocianinas
dc.subjectCromatografia líquida
dc.subjectVideira
dc.titleDesenvolvimento de protocolo para extração de polifenóis com atividade biológica de cultivares brasileiras de uvas de mesa.
dc.typeFolhetos
dc.description.notesCGPE 18776
riaa.ainfo.id1170749
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-26
dc.contributor.institutionMARA JUNQUEIRA CARNEIRO, EMBRAPA UVA E VINHO; ALEXANDRE AUGUSTO BORGH, EMBRAPA UVA E VINHO; ROSELAINE FACANALI, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; RAFAEL BONCHRISTIANO REIS, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; JÚLIO CÉSAR RODRIGUES LOPES SILVA, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; LEANDRO WANG HANTAO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; ALEXANDRA CHRISTINE HELENA FRANKLAND SAWAYA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV; MARCIA ORTIZ MAYO MARQUES, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesDes-32.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace