Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077010
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: MAGALHAES, W. L. E.
CLARO, F. C.
MATOS, M. de
LENGOWSKI, E. C.
Additional Information: WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; Francine Ceccon Claro, Química, doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais na UFPR; Mailson de Matos, Engenheiro químico, doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais na UFPR; Elaine Cristina Lengowski, Engenheira industrial madeireira, doutora em Engenharia Florestal, professora da Universidade do Contestado, SC.
Title: Produção de nanofibrilas de celulose por desfibrilação mecânica em moinho coloidal.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2017.
Pages: 5 p.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 404).
Language: pt_BR
Keywords: Nanoestrutura
Fibra lignocelulósica
Description: O uso de nanoestruturas a partir de matériasprimas renováveis e biodegradáveis, como fibras lignocelulósicas, apresentam benefícios ecológicos e ambientais, além de apresentarem excelentes propriedades mecânicas e vantagens econômicas (EL NASCHIE, 2006). A matéria-prima para produção de nanocelulose pode ter origem em madeira de reflorestamento, sobras de madeira, bagaços como o da cana-de-açúcar, cascas de coco e arroz, resíduos da agroindústria ricos em celulose ou ainda na matéria-prima para a fabricação do papel (ALTERNATIVAS..., 2017). As nanofibrilas podem ser obtidas por processos químicos, enzimáticos e físicos. No processo físico, a formação de nanofibrilas ocorre pela desfibrilação da celulose submetida a um processo mecânico de homogeneização, onde é cisalhada, promovendo a exposição e abertura das superfícies anteriormente situadas no interior das fibras, as fibrilas e as nanofibrilas (ANDRESEN et al., 2006; KOLAKOVIC et al., 2011). Este processo ocasiona um aumento da superfície externa, possibilitando uma maior área de contato e melhor ligação entre as fibrilas, conferindo-lhes aumento das propriedades de resistência.
Thesagro: Celulose
Data Documento: 2017-10-09
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT4041440final.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace