Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/69390
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 3-Jan-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PEREIRA, F. de M.
ARAÚJO, R. S. de
RIBEIRO, V. Q.
CAMARGO, R. C. R. de
LOPES, M. T. do R.
ROCHA, A. M. P. L. da
ROCHA, R. S.
SILVA, R. V. da.
Informaçães Adicionais: FABIA DE MELLO PEREIRA, CPAMN; René Souza de Araújo, UFPI; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; RICARDO COSTA RODRIGUES DE CAMARGO, CPAMN; MARIA TERESA DO REGO LOPES, CPAMN; Andro Magno Paes Landim da Rocha, UESPI; Renato Santos Rocha, UFPI; Reginaldo Valêncio da Silva, UESPI.
Título: Atividade de vôo de espécies de melipona (Hymenoptera, Apidae) nas condições de Teresina, PI.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2006.
Páginas: 22 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 66).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Meliponíneo
Pólen
Resina
Néctar
Conteúdo: Avaliaram-se a atividade de coleta e limpeza, a influência da temperatura ambiental e a umidade relativa do ar na capacidade forrageira das espécies de abelhas Melipona compressipes, Melipona rufiventris, Melipona subnitida e Melipona asilvai. O experimento foi conduzido entre abril e agosto de 2005 em Teresina, Piauí. O fluxo de abelhas entrando e saindo das colônias foi observado duas vezes por semana, cinco minutos a cada hora entre 8h e 17h35, identificando-se o tipo de material transportado pelas operárias. A umidade relativa do ar e temperatura foram medidas no momento das observações com o auxílio do Termohigrômetro. Os resultados revelaram diferença no comportamento das espécies estudadas. A M. asilvai foi a mais eficiente na coleta de néctar e menos eficiente na coleta de pólen, enquanto que a M. subnitida foi a menos eficiente na coleta de néctar e mais eficiente na coleta de pólen e na limpeza da colônia. A coleta de material de construção variou ao longo do dia e durante o experimento não foi identificado operária de M. asilvai realizando essa atividade. A atividade de coleta foi influenciada pela necessidade da colônia e preferência de cada espécie.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP66.pdf15,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace