Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/339485
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Fev-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
AMARAL, F. C. S. do
BHERING, S. B.
PEREIRA, N. R.
GONCALVES, A. O.
ZARONI, M. J.
SILVA, E. F. da
BRANDÃO, E. S.
AGLIO, M. L. D.
AMORIM, A. M.
DANIEL FILHO, A. C. B.
LOPES, C. H. L.
TAKAGI, J. S.
FEVRIER, P. V. R.
PINHEIRO, T. D.
Informaçães Adicionais: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; FERNANDO CEZAR SARAIVA DO AMARAL, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; MARIA JOSE ZARONI, CNPS; ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS; ELIZABETH S. BRANDÃO, CNPS; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS; AILTON M. AMORIM, SEPROTUR; ANTONIO CARLOS B. DANIEL FILHO, SEPROTUR; CARLOS HENRIQUE L. LOPES, SEPROTUR; JOÃO SOTOYA TAKAGI, SEPROTUR; PAULO V. R. FEVRIER, BOLSISTA CNPS; THALITA D. PINHEIRO, BOLSISTA CNPS.
Título: Zoneamento agroecológico do Município de Nioaque, Estado do Mato Grosso do Sul.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007.
Páginas: 84 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 130).
Idioma: pt_BR
Notas: Acompanha mapa color. Escala 1:100.000.
Palavras-chave: Zoneamento agroecológico
Unidades de paisagem
Mato Grosso do Sul
Conteúdo: O desenvolvimento sustentável do Município de Nioaque, Estado do Mato Grosso do Sul, está condicionado ao planejamento de uso dos seus recursos naturais, dentro de uma consciência ambiental, social e econômica. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal fornecer subsídios técnico-científicos para a utilização sustentável das terras deste município, e que possibilitem o aumento da renda dos produtores rurais, consequentemente, melhoria da qualidade de vida das populações. O zoneamento agroecológico do referido município compreendeu um processo de estratificação ambiental da área, e teve como base o conceito da unidade de paisagem, definida como uma entidade espacial na qual a geologia, a geomorfologia, o clima, a vegetação natural e o solo formam um conjunto homogêneo na paisagem. As informações sobre os solos, relevo e a vegetação foram obtidas através dos levantamentos temáticos da área, na escala 1:100.000; as informações geológicas foram baseadas em levantamentos geológicos realizados pelo Projeto Radambrasil, complementados por estudos locais e as informações climáticas obtidas de estações meteorológicas localizadas no estado. Tendo como base a legislação ambiental foram identificadas as porções territoriais que apresentam impedimentos legais de uso. A estratificação do ambiente em unidades de paisagem permitiu a identificação de zonas agroecológicas, onde é possível o uso sustentável dos recursos naturais (zonas recomendadas para usos intensivos, zonas recomendadas para usos semi-intensivos e zonas recomendadas para pastagens), zonas recomendadas para conservação ambiental e zonas indicadas para recuperação ambiental. Foram identificadas no município de Nioaque 24 zonas agroecológicas, sendo 7 zonas recomendadas para usos intensivos que somam 60.742,24 ha, que equivalem a 15,48% da área total; 6 zonas recomendadas para usos semi-intensivos, que somam 33.662,88 ha (8,58% da área do município); 7 zonas recomendadas para utilização com pastagens, que perfazem 254.334,72 ha (64,82% da área total do município); 2 zonas indicadas para conservação dos recursos naturais que somam 24.363,20 ha (6,21%); e 2 zonas indicadas para recuperação ambiental que perfazem 19.283,04 ha, o equivalente a 4,91% do município. A área do município é altamente antropizada, apresentando níveis variados de degradação, que exigem ações de correção quanto à recuperação da mata ciliar e bordas de chapada e a elaboração de um plano participativo de uso sustentado de seus recursos naturais.
Ano de Publicação: 2007
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace