Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/983152
Título: Análise de contaminante em suco de maçã: quantificação de patulina por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE/UV-DAD).
Autoria: CASTRO, I. M. de
SOUSA, D. B. de
TEIXEIRA, A. da S.
ANJOS, M. R. dos
SOUZA, M. de L. M. de
Afiliação: IZABELA MIRANDA DE CASTRO, CTAA; DANILO BATISTA DE SOUSA, UFRRJ; ALESSANDRA DA SILVA TEIXEIRA, CTAA; MARIANNA RAMOS DOS ANJOS, CTAA; MARIA DE LOURDES MENDES DE SOUZA, CTAA.
Ano de publicação: 2014
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2014.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A patulina (PAT) é uma micotoxina produzida por algumas espécies de fungos do gênero Penicillium que podem infectar maçãs e peras, assim como seus derivados. O método de análise por CLAE/UV-DAD utilizado neste estudo demonstrou ser adequado para quantificação de patulina (faixa de trabalho, 0,1 a 2,0 µg/mL) na matriz suco de maçã, com boa resolução entre os picos de PAT e do interferente HMF. Dentre as 11 amostras analisadas, obtidas no mercado varejista do município do Rio de Janeiro, apenas duas apresentaram contaminação por PAT entre 9 e 13 µg/kg, ainda abaixo do limite máximo permitido no Brasil, de 50 µg/kg de patulina para suco e polpa de maçã.
Thesagro: Micotoxina
Palavras-chave: Patulina
Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e HPLC.
Suco de maçã
Série: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado técnico, 202).
ISSN: 0103-5231
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014CTec202contaminantesucomaca.pdf922,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace