Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/958162
Título: Matéria orgânica e indicadores biológicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob sistemas de produção de melancia de base ecológica no norte do Piauí.
Autoria: LEITE, L. F. C.
OLIVEIRA, F. das C.
ARAÚJO, A. S. F.
IWATA, B. de F.
LEMOS, J. de O.
COSTA, C. do N.
Afiliação: LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; ADEMIR SÉRGIO FERREIRA ARAÚJO, UFPI-CCA; BRUNA DE FREITAS IWATA, UFPI. MESTRADO EM AGRONOMIA; JANYELLE DE OLIVEIRA LEMOS, UFPI. CURSO DE ENGENHARIA AGRONOMICAS; CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA, UFPI. CURSO DE ENGENHARIA AGRONOMICA.
Ano de publicação: 2010
Referência: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2010.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: Sistemas de produção de base ecológica são considerados sustentáveis e podem melhorar a qualidade do solo. O objetivo deste trabalho foi quantificar os efeitos de sistemas de plantio de melancia de base ecológica e convencional sobre a dinâmica da matéria orgânica e indicadores biológicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo em Jatobá, norte do Piauí. Foram estudados cinco sistemas: floresta nativa (FN); plantio direto com adubação orgânica (PD/ORG); plantio direto com adubação química (PD/QUI); plantio direto com adubação química e orgânica (PD/QUI/ORG); plantio convencional com adubação química (PC/QUI). As amostras de solos foram coletadas nas camadas de 0-10 cm e 10-20 cm, para determinação dos estoques totais de carbono (COT), nitrogênio (NT) e carbono da fração leve (CFL), teores de carbono da biomassa microbiana (Cmic), além das atividades enzimáticas do diacetato de fluoresceína (FDA) e desidrogenase (DH). Os estoques de COT e CFL (considerado como carbono lábil - CL) foram utilizados para estimar os índices de compartimento de C (ICC) e de manejo (IMC). Os estoques de COT e NT foram maiores nos sistemas PD/QUI/ORG e PD/ORG nas duas camadas estudadas. O sistema PD/QUI/ORG apresentou maior potencial de sequestro de carbono, assim como maiores ICC e IMC, comparado aos demais sistemas de manejo do solo. Os atributos biológicos (Cmic, FDA, desidrogenase e atividade enzimática) também foram superiores nos sistemas PD/QUI/ORG e PD/ORG nas duas camadas estudadas. O manejo de áreas sob plantio direto e adubação orgânica melhora a qualidade do solo e pode ser indicado para áreas de produção de melancia no norte do Piauí.
Thesagro: Conservação do solo
Fertilidade do solo
Palavras-chave: Sequestro de carbono
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 94).
ISSN: 1413-1455
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim94.PDF271,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace