Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542751
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: VALDEBENITO-SANHUEZA, R. M.
Additional Information: Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, CNPUV.
Title: Higiene, frigorificação e uso de desinfestantes na pós-colheita ajudam a controlar aparecimento e disseminação de fungos e melhora a segurança das frutas e ses derivados.
Publisher: Jornal da Fruta, Lages, v. 16, n. 197, p. 22, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Desinfestante
Description: As perdas que produtores e/ou empacotadores de maçãs têm por causa das podridões em pós-colheita podem atingir 35% a 40% da fruta frigorificada. Aquelas iniciadas durante a frigorificação são causadas principalmente pelo fungo Penicillium expansum e a podridão é conhecida como 'mofo azul'. O microrganismo coloniza a epiderme da fruta e pode iniciar a infecção, se esta apresentar ferimentos. Maiores perdas por podridões são constatadas na cv. Fuji, que tem mostrado maior suscetibilidade à doença. Este fungo produz, em grande quantidade, longas correntes constituídas pelas estruturas de frutificação, chamadas conídios na epiderme dos tecidos colonizados, mesmo sob condições de O°Ce tanto na presença de luz como no escuro. Elas são disseminadas pelo arem todas as instalações das empacotadoras e câmaras frias. Ainda, quando os frutos são suspensos em água para lavagem ou classificação, estas estruturas do patógeno os contaminam e infectarn durante seu processamento.
Thesagro: Doença de Planta
Frigorífico
Fruticultura
Fungo
Higiene
Maçã
Pós-Colheita
Segurança Alimentar
Data Documento: 2008-04-09
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
97602008p.22.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace