Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1188373
Título: Manual de produção de uva de suco para colheita mecanizada nos Campos de Cima da Serra.
Editor(es): GIRARDI, C. L.
Afiliação: CESAR LUIS GIRARDI, CNPUV.
Ano de publicação: 2026
Referência: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, jul. 2026.
Páginas: 105 p.
Conteúdo: A publicação reúne informações e orientações técnicas para a implantação e o manejo de cultivares de uva destinadas à elaboração de suco nos Campos de Cima da Serra, RS, com foco em sistemas de produção adaptados à colheita mecanizada. A publicação foi elaborada a partir de resultados obtidos em projeto que envolveu a avaliação de cultivares precoces, médias e tardias, incluindo 'BRS Violeta', 'BRS Magna', 'Isabel Precoce', 'BRS Cora', 'BRS Lorena', 'BRS Carmem' e 'Bordô', conduzidas em sistema de latada, com diferentes configurações estruturais voltadas ao melhor aproveitamento da colheita mecanizada. São abordados aspectos agronômicos, operacionais, logísticos e tecnológicos relacionados ao sistema de produção e à qualidade da matéria-prima destinada ao processamento. Foram comparados os efeitos da colheita mecanizada e manual sobre a integridade das bagas e sobre a qualidade dos sucos elaborados, gerando informações relevantes para a adoção segura e eficiente dessa tecnologia. Também foram abordados critérios de viabilidade econômico-financeira e aspectos logísticos essenciais para integrar, com maior eficiência, as operações de colheita no campo às demandas industriais. Além disso, reforça o potencial da colheita mecanizada como alternativa estratégica para ampliar a eficiência operacional, reduzir a dependência de mão de obra e contribuir para a sustentabilidade da produção de uvas destinadas ao processamento de suco.
Thesagro: Uva
Produção
Produção Vegetal
Suco
Suco de Fruta
Agricultura Familiar
Safra
Palavras-chave: Manejo de videira
Sistema de latada
Qualidade de suco
Viabilidade econômico-financeira
Mão de obra rural
Vitivinicultura
Produção de uvas
Uva para processamento
Mecanização da colheita
Ciclo de maturação
Sistemas de condução
Suco de uva
Condições edafoclimáticas
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 142).
ISSN: 1516-8107
Notas: e-ISSN: 1808-4648 CGPE: 19661 Autores: Adalecio Kovaleski (CNPUV), César Luís Girardi (CNPUV), Celito Crivellaro Guerra (CNPUV), Daniel Santos Grohs (CNPUV), George Wellington Bastos de Melo (CNPUV), Henrique Pessoa dos Santos (CNPUV), Joelsio José Lazzarotto (CNPUV), José Fernando da Silva Protas (CNPUV), Léo Duc Haa Carson Schwartzhaupt da Conceição (CNPUV), Lucas da Ressurreição Garrido (CNPUV) e Marcos Botton (CNPUV)
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Doc-142.pdf32,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace