Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1177090
Title: Boas práticas de extração e beneficiamento do mel.
Authors: CAMARGO, R. C. R.
Affiliation: R. C. R. CAMARGO.
Date Issued: 2024
Citation: In: DRUMOND, P. M.; CARVALHO-ZILSE, G. A.; WITTER, S.; ALVES, R. M. de O.; DRUMMOND, M. S. (ed.). Meliponicultura: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa, 2024. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
Pages: p. 173-182.
Description: Resumo: O que são boas práticas? Onde extrair o mel? Quais são as formas de extração do mel? Como coletar o mel nas colmeias? De quais potes retirar o mel? Quais os cuidados na extração de mel? Como deve ser feito o acondicionamento do mel extraído? Quais cuidados devem ser adotados com equipamentos e utensílios? Quais cuidados devem ter os manipuladores de mel? O que são Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO)? Quais etapas asseguram uma correta higienização? O que é sanitização ou sanificação? O que são agentes sanitizantes? Quais agentes sanitizantes podem ser utilizados? O que é mel desidratado? Por que desidratar o mel? A desidratação do mel altera suas características? O que é mel pasteurizado? Como é feita a pasteurização? É preciso pasteurizar o mel? O que é mel maturado? Como maturar mel de abelhas-sem-ferrão? Quais informações devem constar no rótulo das embalagens de mel fracionado destinadas ao consumidor final?
Thesagro: Mel
Extração
Produção Animal
Keywords: Boas práticas de processamento
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boas-praticas-de-extracao-beneficiamento-mel-2024.pdf222.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace