Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156582
Título: Mudanças na precipitação pluviométrica no norte do Rio Grande do Sul entre 1991 e 2020: município de Marcelino Ramos.
Autoria: OLIVEIRA, N. de Q.
SOARES, M. T. S.
KNOBLAUCH, M. B.
WREGE, M. S.
PAULETTI, V.
SANTIN, D.
MARIOTTO, P. H. M.
GOMES, J. B. V.
Afiliação: NICOLY DE QUADROS OLIVEIRA; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; MARIANA BORBA KNOBLAUCH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; VOLNEI PAULETTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DELMAR SANTIN; PEDRO HENRIQUE MALUCELLI MARIOTTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF.
Ano de publicação: 2023
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2023.
Conteúdo: Em razão das incertezas relacionadas à mudança global do clima, a pesquisa nacional tem unido esforços para a detecção de riscos climáticos e elaboração de estratégias para evitar ou mitigar seus impactos nocivos nas esferas econômica, social e ambiental. Nesse estudo de caso, a alteração do regime de chuvas na região do município de Marcelino Ramos, no norte do Rio Grande do Sul, entre 1991 e 2020, foi analisada mediante a aplicação da análise estatística descritiva e do teste de tendência (Mann-Kendall). Os procedimentos utilizados permitiram a detecção de grande variabilidade interanual nos volumes de chuvas, a tendência, nos últimos dez anos da série histórica, à diminuição do volume de chuvas nos trimestres correspondentes à primavera (setembro a novembro, p = 0,01) e verão (dezembro a fevereiro, p = 0,05), bem como o aumento no outono e no inverno, em relação aos 20 anos anteriores. Os biênios 2019-2020 e 2020-2021 corresponderam aos últimos períodos de estiagem identificados, com número expressivo de meses apresentando valores acumulados de chuva abaixo da normal climatológica. As informações climáticas levanta das indicam a necessidade de ações voltadas à mitigação de danos decorrentes da irregularidade das chuvas na produção agrícola e silvícola, em episódios extremos, e do aprimoramento das ferramentas de avaliação e predição de fenômenos climáticos, para a prevenção de riscos aos sistemas produtivos no Sul do Brasil. O presente documento, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, foi viabilizado graças à parceria entre a Embrapa, universidade e representantes do setor rural (Objetivo 17). É fruto das ações que buscam assegurar a proteção e resiliência de sistemas de produção agrícola e florestal a eventos adversos (Objetivos 12 e 15), em um contexto de instabilidade climática reportada em diversas regiões do País (Objetivo 13).
Thesagro: Chuva
Estiagem
Clima
Mudança Climática
Produção Agrícola
Palavras-chave: Produção silvícola
Mitigação
Sustentabilidade
Selo ODS
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 385)
ISSN: 1980-3958
Notas: Selo ODS 12, 13, 15 e 17.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-Documento385.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace