Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, N. de Q.
dc.contributor.authorSOARES, M. T. S.
dc.contributor.authorKNOBLAUCH, M. B.
dc.contributor.authorWREGE, M. S.
dc.contributor.authorPAULETTI, V.
dc.contributor.authorSANTIN, D.
dc.contributor.authorMARIOTTO, P. H. M.
dc.contributor.authorGOMES, J. B. V.
dc.date.accessioned2023-09-11T18:28:10Z-
dc.date.available2023-09-11T18:28:10Z-
dc.date.created2023-09-11
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2023.
dc.identifier.issn1980-3958
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156582-
dc.descriptionEm razão das incertezas relacionadas à mudança global do clima, a pesquisa nacional tem unido esforços para a detecção de riscos climáticos e elaboração de estratégias para evitar ou mitigar seus impactos nocivos nas esferas econômica, social e ambiental. Nesse estudo de caso, a alteração do regime de chuvas na região do município de Marcelino Ramos, no norte do Rio Grande do Sul, entre 1991 e 2020, foi analisada mediante a aplicação da análise estatística descritiva e do teste de tendência (Mann-Kendall). Os procedimentos utilizados permitiram a detecção de grande variabilidade interanual nos volumes de chuvas, a tendência, nos últimos dez anos da série histórica, à diminuição do volume de chuvas nos trimestres correspondentes à primavera (setembro a novembro, p = 0,01) e verão (dezembro a fevereiro, p = 0,05), bem como o aumento no outono e no inverno, em relação aos 20 anos anteriores. Os biênios 2019-2020 e 2020-2021 corresponderam aos últimos períodos de estiagem identificados, com número expressivo de meses apresentando valores acumulados de chuva abaixo da normal climatológica. As informações climáticas levanta das indicam a necessidade de ações voltadas à mitigação de danos decorrentes da irregularidade das chuvas na produção agrícola e silvícola, em episódios extremos, e do aprimoramento das ferramentas de avaliação e predição de fenômenos climáticos, para a prevenção de riscos aos sistemas produtivos no Sul do Brasil. O presente documento, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, foi viabilizado graças à parceria entre a Embrapa, universidade e representantes do setor rural (Objetivo 17). É fruto das ações que buscam assegurar a proteção e resiliência de sistemas de produção agrícola e florestal a eventos adversos (Objetivos 12 e 15), em um contexto de instabilidade climática reportada em diversas regiões do País (Objetivo 13).
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 385)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução silvícola
dc.subjectMitigação
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectSelo ODS
dc.subjectObjetivos do Desenvolvimento Sustentável
dc.titleMudanças na precipitação pluviométrica no norte do Rio Grande do Sul entre 1991 e 2020: município de Marcelino Ramos.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroChuva
dc.subject.thesagroEstiagem
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroProdução Agrícola
dc.description.notesSelo ODS 12, 13, 15 e 17.
riaa.ainfo.id1156582
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-11
dc.contributor.institutionNICOLY DE QUADROS OLIVEIRA; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; MARIANA BORBA KNOBLAUCH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; VOLNEI PAULETTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DELMAR SANTIN; PEDRO HENRIQUE MALUCELLI MARIOTTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-Documento385.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace