Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151433
Title: Recuperação de campos nativos suprimidos no Bioma Pampa: um estudo de caso em escala de paisagem em Rosário do Sul (RS).
Authors: SILVA, R. D. da
INDRUSIAK, C. B.
MADEIRA, M. M.
TOSCAN, K. H.
VIEIRA, M. de S.
OVERBECK, G. E.
SANT'ANNA, D. M.
FONTOURA JUNIOR, J. A.
MENTGES, M.
KOPP, M. M.
Affiliation: RODRIGO DUTRA DA SILVA, IBAMA; CIBELE BARROS INDRUSIAK, IBAMA; MARCELO MACHADO MADEIRA, IBAMA; KURIAKIN H. TOSCAN, IBAMA; MARIANA DE SOUZA VIEIRA, Universidade LaSalle; GERHARD E. OVERBECK, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; DANILO MENEZES SANT ANNA, CPPSUL; JOSÉ ACÉLIO FONTOURA JÚNIOR, Universidade Federal do Pampa; MARCELO MENTGES, M2 Soluções Agropecuárias; MAURICIO MARINI KOPP, CPPSUL.
Date Issued: 2022
Citation: Brasília, DF: Ibama, 2022.
Description: Uma parceria entre Exército Brasileiro, Ibama, Embrapa Pecuária Sul, Unipampa e UFRGS conduziu um Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul/RS, visando recuperar campos nativos com histórico de uso com lavouras de arroz e soja. A hipótese central trabalhada no Prad é de que o pastejo pode ser um instrumento para restaurar as formações campestres, impedindo que a vegetação evolua para uma fisionomia arbustiva e acelerando a regeneração natural. O gado bovino foi usado como ?roçadeira biológica? e dispersor de sementes, prática complementada por roçadas mecânicas, nivelamento do solo e isolamento temporário da área em recuperação. O monitoramento da estrutura e da riqueza da vegetação norteou o ajuste de carga animal e os períodos de diferimento. Passados cinco anos, a área apresenta fisionomia campestre desejada, tendo sido observado aumento na riqueza de espécies nativas, e composição botânica com maior similaridade à da área de referência, com aumento na cobertura de espécies das famílias Poaceae e Fabaceae. Houve diminuição do solo exposto, com o aumento da cobertura vegetal, e registrado o aumento da cobertura de Eragrostis plana (capim-annoni), gramínea exótica invasora.
Thesagro: Campo
Degradação Ambiental
Recuperação do Solo
Series/Report no.: (Trajetórias, perspectivas e desafios da gestão ambiental pública. Gestão da informação ambiental, 3).
ISSN: 2675-4762
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPPSUL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva-et-al-2022.pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace