Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, R. D. da
dc.contributor.authorINDRUSIAK, C. B.
dc.contributor.authorMADEIRA, M. M.
dc.contributor.authorTOSCAN, K. H.
dc.contributor.authorVIEIRA, M. de S.
dc.contributor.authorOVERBECK, G. E.
dc.contributor.authorSANT'ANNA, D. M.
dc.contributor.authorFONTOURA JUNIOR, J. A.
dc.contributor.authorMENTGES, M.
dc.contributor.authorKOPP, M. M.
dc.date.accessioned2023-02-01T15:02:50Z-
dc.date.available2023-02-01T15:02:50Z-
dc.date.created2023-02-01
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBrasília, DF: Ibama, 2022.
dc.identifier.issn2675-4762
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151433-
dc.descriptionUma parceria entre Exército Brasileiro, Ibama, Embrapa Pecuária Sul, Unipampa e UFRGS conduziu um Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul/RS, visando recuperar campos nativos com histórico de uso com lavouras de arroz e soja. A hipótese central trabalhada no Prad é de que o pastejo pode ser um instrumento para restaurar as formações campestres, impedindo que a vegetação evolua para uma fisionomia arbustiva e acelerando a regeneração natural. O gado bovino foi usado como ?roçadeira biológica? e dispersor de sementes, prática complementada por roçadas mecânicas, nivelamento do solo e isolamento temporário da área em recuperação. O monitoramento da estrutura e da riqueza da vegetação norteou o ajuste de carga animal e os períodos de diferimento. Passados cinco anos, a área apresenta fisionomia campestre desejada, tendo sido observado aumento na riqueza de espécies nativas, e composição botânica com maior similaridade à da área de referência, com aumento na cobertura de espécies das famílias Poaceae e Fabaceae. Houve diminuição do solo exposto, com o aumento da cobertura vegetal, e registrado o aumento da cobertura de Eragrostis plana (capim-annoni), gramínea exótica invasora.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Trajetórias, perspectivas e desafios da gestão ambiental pública. Gestão da informação ambiental, 3).
dc.rightsopenAccess
dc.titleRecuperação de campos nativos suprimidos no Bioma Pampa: um estudo de caso em escala de paisagem em Rosário do Sul (RS).
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCampo
dc.subject.thesagroDegradação Ambiental
dc.subject.thesagroRecuperação do Solo
riaa.ainfo.id1151433
riaa.ainfo.lastupdate2023-02-01
dc.contributor.institutionRODRIGO DUTRA DA SILVA, IBAMA; CIBELE BARROS INDRUSIAK, IBAMA; MARCELO MACHADO MADEIRA, IBAMA; KURIAKIN H. TOSCAN, IBAMA; MARIANA DE SOUZA VIEIRA, Universidade LaSalle; GERHARD E. OVERBECK, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; DANILO MENEZES SANT ANNA, CPPSUL; JOSÉ ACÉLIO FONTOURA JÚNIOR, Universidade Federal do Pampa; MARCELO MENTGES, M2 Soluções Agropecuárias; MAURICIO MARINI KOPP, CPPSUL.
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPPSUL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva-et-al-2022.pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace