Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102403
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMATTOS, L. M. de
dc.date.accessioned2018-12-21T23:15:43Z-
dc.date.available2018-12-21T23:15:43Z-
dc.date.created2018-12-21
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationIn: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102403-
dc.descriptionResumo: Política pública significa um conjunto de formulações conceituais, de objetivos orientados para a solução de problemas e de diretrizes que orientam condutas. A definição dos objetos que baseiam a concepção, execução e análise de políticas públicas envolvem complexidade política e econômica. Enquanto nos países desenvolvidos os estudos e a operacionalização de políticas públicas não se limitam como ação de governos nacionais, mas como questão estratégica de Estado, com modificações menos abruptas entre mandatos governamentais, no contexto latino-americano a diferenciação Governo-Estado é menos nítida, pois nossa formação recente como nação resulta em frágil institucionalidade. Mas o avanço do processo democrático tende a evidenciar as diferenças entre Governo e Estado. As políticas públicas se diferenciam entre ?distributivas?, com novos critérios na distribuição orçamentária, redistributivas, que determinam novos tributos, ?reguladoras?, que orientam condutas, e ?constitucionais?, que estabelecem procedimentos para decisões públicas e relações entre instâncias do Estado. A inserção do meio ambiente como variável do desenvolvimento econômico é complexa, pois redireciona interesses e redunda em menos visibilidade política devido à percepção social de curto prazo quanto à sua importância estratégica. A partir da base em economia ecológica, há de se estruturar mudanças institucionais e novos instrumentos econômicos. O presente capítulo tem como objetivo apresentar base teórica e problematizar a relação entre políticas públicas, economia e meio ambiente, assim como, a partir da base teórica trazida, recomendar e discutir cinco pontos fundamentais para a concepção de políticas públicas de serviços ambientais.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEconomia ambiental
dc.subjectEconomia ecológica
dc.subjectServiços ambientais
dc.titleBase teórica e pontos fundamentais para a concepção de políticas públicas de serviços ambientais.
dc.typeParte de livro
dc.date.updated2018-12-21T23:15:43Zpt_BR
dc.subject.thesagroEconomia Agrícola
dc.subject.thesagroAnálise Econômica
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.thesagroPolítica Econômica
dc.subject.thesagroPolítica Ambiental
dc.subject.thesagroMeio Ambiente Econômico
dc.description.notesCapítulo 32.
dc.format.extent2p. 351-358.
riaa.ainfo.id1102403
riaa.ainfo.lastupdate2018-12-21
dc.contributor.institutionLUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
capitulolucianoapagar.pdf652.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace