Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092715
Título: Nota de conjuntura: Leite e Derivados - junho/2018
Autoria: ROCHA, D. T. da
DINIZ, F. H.
STOCK, L. A.
MOREIRA, M. S. de P.
RESENDE, J. C. de
HOTT, M. C.
ANDRADE, R. G.
COSTA, C. N.
SIQUEIRA, K. B.
RIBEIRO, V. de M.
TOSTES, V. T.
CARVALHO, G. R.
Afiliação: DENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; FABIO HOMERO DINIZ, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; MARNE SIDNEY DE PAULA MOREIRA, CNPGL; JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; CLAUDIO NAPOLIS COSTA, CNPGL; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; Vinícius de Macedo Ribeiro; Vinícius Teixeira Tostes; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL.
Ano de publicação: 2018
Referência: Intelactus - junho/2018.
Conteúdo: Historicamente, a produção brasileira de leite apresenta seus menores volumes entre abril e junho, enquanto o preço do leite pago ao produtor atinge seu pico entre junho e agosto. Entretanto, a magnitude do aumento de preços é muito variável a cada ano. Em 2018, de janeiro a maio, o preço do leite ao produtor valorizou 26%, sendo que esses aumentos refletiram principalmente os repasses de preço do leite no atacado e no varejo. No atacado, após aumento de 26,5% entre janeiro e abril, o preço do leite UHT ficou praticamente estável em maio. Entretanto, o cenário mudou completamente na primeira quinzena de junho. Os efeitos da greve dos caminhoneiros, somados a menor oferta de leite típica do período de entressafra, resultou em forte valorização do preço do leite UHT no atacado. A expectativa agora é saber a magnitude do aumento que será repassado ao produtor. Entretanto, tal repasse servirá apenas para amenizar a situação dos pecuaristas que vem convivendo com preços reais do leite baixos e custo de produção elevado, agravada com as perdas oriundas da greve. É esperado que haja um aumento mais consistente no preço do leite pago ao produtor em junho. A magnitude e a duração desse aumento dependerão da recuperação da oferta de leite ao fim da entressafra, dos impactos residuais da citada greve dos caminhoneiros na produção, da reação do consumo de lácteos e da capacidade de absorção desses aumentos de preços pelo consumidor.
Palavras-chave: Magnitude
Cenário
Pecuaristas
Tipo do Material: Artigo na mídia
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo de divulgação na mídia (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201806NotaConjunturaJunho2018Final.pdf609,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace