Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, D. T. da
dc.contributor.authorDINIZ, F. H.
dc.contributor.authorSTOCK, L. A.
dc.contributor.authorMOREIRA, M. S. de P.
dc.contributor.authorRESENDE, J. C. de
dc.contributor.authorHOTT, M. C.
dc.contributor.authorANDRADE, R. G.
dc.contributor.authorCOSTA, C. N.
dc.contributor.authorSIQUEIRA, K. B.
dc.contributor.authorRIBEIRO, V. de M.
dc.contributor.authorTOSTES, V. T.
dc.contributor.authorCARVALHO, G. R.
dc.date.accessioned2018-06-23T00:10:13Z-
dc.date.available2018-06-23T00:10:13Z-
dc.date.created2018-06-22
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIntelactus - junho/2018.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092715-
dc.descriptionHistoricamente, a produção brasileira de leite apresenta seus menores volumes entre abril e junho, enquanto o preço do leite pago ao produtor atinge seu pico entre junho e agosto. Entretanto, a magnitude do aumento de preços é muito variável a cada ano. Em 2018, de janeiro a maio, o preço do leite ao produtor valorizou 26%, sendo que esses aumentos refletiram principalmente os repasses de preço do leite no atacado e no varejo. No atacado, após aumento de 26,5% entre janeiro e abril, o preço do leite UHT ficou praticamente estável em maio. Entretanto, o cenário mudou completamente na primeira quinzena de junho. Os efeitos da greve dos caminhoneiros, somados a menor oferta de leite típica do período de entressafra, resultou em forte valorização do preço do leite UHT no atacado. A expectativa agora é saber a magnitude do aumento que será repassado ao produtor. Entretanto, tal repasse servirá apenas para amenizar a situação dos pecuaristas que vem convivendo com preços reais do leite baixos e custo de produção elevado, agravada com as perdas oriundas da greve. É esperado que haja um aumento mais consistente no preço do leite pago ao produtor em junho. A magnitude e a duração desse aumento dependerão da recuperação da oferta de leite ao fim da entressafra, dos impactos residuais da citada greve dos caminhoneiros na produção, da reação do consumo de lácteos e da capacidade de absorção desses aumentos de preços pelo consumidor.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMagnitude
dc.subjectCenário
dc.subjectPecuaristas
dc.titleNota de conjuntura: Leite e Derivados - junho/2018.
dc.typeArtigo na mídia
dc.date.updated2019-01-17T11:11:11Zpt_BR
riaa.ainfo.id1092715
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-17 -02:00:00
dc.contributor.institutionDENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; FABIO HOMERO DINIZ, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; MARNE SIDNEY DE PAULA MOREIRA, CNPGL; JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; CLAUDIO NAPOLIS COSTA, CNPGL; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; Vinícius de Macedo Ribeiro; Vinícius Teixeira Tostes; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo de divulgação na mídia (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201806NotaConjunturaJunho2018Final.pdf609,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace