Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091917
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: DIONISIO, A. P.
ABREU, F. A. P. de
BRITO, E. S. de
WURLITZER, N. J.
RIBEIRO, P. R. V.
GOES, T. de S.
SOUSA, J. M. S.
LUNES, M. F.
LIMA, A. C. V. de
OIRAM FILHO, F.
Additional Information: ANA PAULA DIONISIO, CNPAT; FERNANDO ANTONIO PINTO DE ABREU, CNPAT; EDY SOUSA DE BRITO, CNPAT; NEDIO JAIR WURLITZER, CNPAT; PAULO RICELI VASCONCELOS RIBEIRO, CNPAT; Talita de Souza Goes, Engenheira de Alimentos, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; Jessica Maria Silva Sousa, Engenheira de Alimentos, doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; Mayara Frade Iunes, Graduanda em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; Ana Carolina Viana de Lima, Graduanda em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; Francisco Oiram Filho, Engenheiro de Alimentos, mestrando em Engenharia Química, Universidade Federal do Ceará.
Title: Extrato concentrado de carotenoides obtido da fibra do pedúnculo de caju: avaliação da toxicidade com uso do bioensaio de Artemia salina.
Publisher: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Pages: 23 P.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 162).
Language: pt_BR
Keywords: Anacardium occidnetale
Ácidos anacárdicos
Description: O extrato concentrado de carotenoides (ECC) obtido da fibra do pedúnculo de caju tem sido alvo de estudos nos últimos anos na Embrapa Agroindústria Tropical. Tal fato é atribuido à intensa coloração amarela, o que desperta seu potencial uso como um importante substituto a corantes artificiais pela indústria de alimentos. Porém, para sua aplicação alimentar, há a necessidade de avaliar a toxicidade do material, uma vez que nele são encontrados ácidos anacárdicos, que embora sejam relacionados a efeitos biológicos positivos, também têm sido relatados como tóxicos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar qualitativamente e quantitativamente os ácidos anacárdicos presentes no ECC e avaliar a sua toxicidade utilizando-se o ensaio com Artemia salina.
Thesagro: Anacardium Occidentale
Data Documento: 2018-05-24
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD18011.pdf752,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace