Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082944
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUZA, G. N. de
PEGORARO, L. M. C.
WEISSHEIMER, C. F.
FISCHER, G.
DELLAGOSTIN, O.
BIALVES, T. S.
GINDRI, P.
LUCAS, R. M.
MULLER, L.
CAVALCANTI, F.
WEILLER, O. H.
Additional Information: GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; LIGIA MARGARETH CANTARELLI PEGORARO, CPACT; CHRISTIANO FANCK WEISSHEIMER, CPACT; Geferson Fischer, UFPel; Odir Dellagostin, UFPel; Tatiane Senna Bialves, UFPel; Patricia Gindri, UFPel; Rafael Martins Lucas, Cooperativa Santa Clara; LILIAN MULLER, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Fernando Cavalcanti, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Oldemar Heck Weiller, Emater Ijuí, RS.
Title: Situação epidemiológica e fatores de risco para problemas reprodutivos em bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul 2016/2017.
Publisher: Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 36).
Language: pt_BR
Keywords: Fatores de risco
Problemas reprodutivos
Vacinação de bovinos.
Description: O objetivo da pesquisa foi descrever a situação epidemiológica da rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD), neosporose (NEO) e leptospirose (LEP) e o impacto destas doenças sobre problemas reprodutivos em rebanhos bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul e vinculados a duas cooperativas e uma associação de produtores. Em cada cooperativa e associação de produtores, rebanhos foram selecionados aleatoriamente e, dentro destes, selecionou-se também de forma aleatória um número pré-estabelecido de animais, os quais foram submetidos a testes sorológicos para diagnóstico destas doenças. No total, foram testadas 1.156 vacas com mais de 24 meses oriundas de 75 rebanhos. O histórico reprodutivo relacionado a repetição de cio e abortamento foram das vacas selecionadas na amostragem. As prevalências da IBR, BVD, NEO e LEP variaram de 54,4 a 60,3%, 30,0 a 42,5%, 21,8 a 35,0% e 15,8 a 27,5%, respectivamente. As prevalências da IBR mostram uma distribuição homogênea da doença de acordo com as mesorregiões. Entretanto, a IBR foi associada a repetição de cio e abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A BVD, NEO e LEP apresentaram prevalências distintas de acordo com as mesorregiões, indicando situação epidemiológica distinta. A BVD foi associada a repetição de cio em rebanhos localizados nas mesorregiões sudeste, sudoeste, nordeste e noroeste. A NEO foi associada a casos de abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A LEP foi associada a abortamentos nos rebanhos localizados na mesorregião noroeste. Verificou-se que a situação epidemiológica entre as doenças foram distintas entre as mesorregiões. Desta forma, as prioridades no controle e prevenção destas doenças são distintas entre as mesorregiões, cooperativas e associação de produtores. Apesar de existirem procedimentos de controle comuns entre as doenças estudadas, cada uma destas tem sua particularidade em relação à epidemiologia e consequentemente controle e prevenção.
Thesagro: Rinotraqueíte.
Data Documento: 2017-12-19
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOP36Situacaoepidemiologicaefatoresderisco2017.pdf642,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace