Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, G. N. de
dc.contributor.authorPEGORARO, L. M. C.
dc.contributor.authorWEISSHEIMER, C. F.
dc.contributor.authorFISCHER, G.
dc.contributor.authorDELLAGOSTIN, O.
dc.contributor.authorBIALVES, T. S.
dc.contributor.authorGINDRI, P.
dc.contributor.authorLUCAS, R. M.
dc.contributor.authorMULLER, L.
dc.contributor.authorCAVALCANTI, F.
dc.contributor.authorWEILLER, O. H.
dc.date.accessioned2017-12-19T22:17:58Z-
dc.date.available2017-12-19T22:17:58Z-
dc.date.created2017-12-19
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationJuiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082944-
dc.descriptionO objetivo da pesquisa foi descrever a situação epidemiológica da rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD), neosporose (NEO) e leptospirose (LEP) e o impacto destas doenças sobre problemas reprodutivos em rebanhos bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul e vinculados a duas cooperativas e uma associação de produtores. Em cada cooperativa e associação de produtores, rebanhos foram selecionados aleatoriamente e, dentro destes, selecionou-se também de forma aleatória um número pré-estabelecido de animais, os quais foram submetidos a testes sorológicos para diagnóstico destas doenças. No total, foram testadas 1.156 vacas com mais de 24 meses oriundas de 75 rebanhos. O histórico reprodutivo relacionado a repetição de cio e abortamento foram das vacas selecionadas na amostragem. As prevalências da IBR, BVD, NEO e LEP variaram de 54,4 a 60,3%, 30,0 a 42,5%, 21,8 a 35,0% e 15,8 a 27,5%, respectivamente. As prevalências da IBR mostram uma distribuição homogênea da doença de acordo com as mesorregiões. Entretanto, a IBR foi associada a repetição de cio e abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A BVD, NEO e LEP apresentaram prevalências distintas de acordo com as mesorregiões, indicando situação epidemiológica distinta. A BVD foi associada a repetição de cio em rebanhos localizados nas mesorregiões sudeste, sudoeste, nordeste e noroeste. A NEO foi associada a casos de abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A LEP foi associada a abortamentos nos rebanhos localizados na mesorregião noroeste. Verificou-se que a situação epidemiológica entre as doenças foram distintas entre as mesorregiões. Desta forma, as prioridades no controle e prevenção destas doenças são distintas entre as mesorregiões, cooperativas e associação de produtores. Apesar de existirem procedimentos de controle comuns entre as doenças estudadas, cada uma destas tem sua particularidade em relação à epidemiologia e consequentemente controle e prevenção.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 36).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFatores de risco
dc.subjectProblemas reprodutivos
dc.subjectVacinação de bovinos
dc.titleSituação epidemiológica e fatores de risco para problemas reprodutivos em bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul 2016/2017.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2017-12-22T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroRinotraqueítept_BR
dc.format.extent222 p.
riaa.ainfo.id1082944
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-22 -02:00:00
dc.contributor.institutionGUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; LIGIA MARGARETH CANTARELLI PEGORARO, CPACT; CHRISTIANO FANCK WEISSHEIMER, CPACT; Geferson Fischer, UFPel; Odir Dellagostin, UFPel; Tatiane Senna Bialves, UFPel; Patricia Gindri, UFPel; Rafael Martins Lucas, Cooperativa Santa Clara; LILIAN MULLER, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Fernando Cavalcanti, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Oldemar Heck Weiller, Emater Ijuí, RS.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOP36Situacaoepidemiologicaefatoresderisco2017.pdf642,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace