Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUZA, G. N. de
dc.contributor.authorPEGORARO, L. M. C.
dc.contributor.authorWEISSHEIMER, C. F.
dc.contributor.authorFISCHER, G.
dc.contributor.authorDELLAGOSTIN, O.
dc.contributor.authorBIALVES, T. S.
dc.contributor.authorGINDRI, P.
dc.contributor.authorLUCAS, R. M.
dc.contributor.authorMULLER, L.
dc.contributor.authorCAVALCANTI, F.
dc.contributor.authorWEILLER, O. H.
dc.contributor.otherGUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; LIGIA MARGARETH CANTARELLI PEGORARO, CPACT; CHRISTIANO FANCK WEISSHEIMER, CPACT; Geferson Fischer, UFPel; Odir Dellagostin, UFPel; Tatiane Senna Bialves, UFPel; Patricia Gindri, UFPel; Rafael Martins Lucas, Cooperativa Santa Clara; LILIAN MULLER, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Fernando Cavalcanti, Vet & Milk Serviços Profissionais Ltda; Oldemar Heck Weiller, Emater Ijuí, RS.
dc.date.accessioned2017-12-19T22:17:58Z-
dc.date.available2017-12-19T22:17:58Z-
dc.date.created2017-12-19
dc.date.issued2017
dc.identifier.other23779
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082944-
dc.descriptionO objetivo da pesquisa foi descrever a situação epidemiológica da rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD), neosporose (NEO) e leptospirose (LEP) e o impacto destas doenças sobre problemas reprodutivos em rebanhos bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul e vinculados a duas cooperativas e uma associação de produtores. Em cada cooperativa e associação de produtores, rebanhos foram selecionados aleatoriamente e, dentro destes, selecionou-se também de forma aleatória um número pré-estabelecido de animais, os quais foram submetidos a testes sorológicos para diagnóstico destas doenças. No total, foram testadas 1.156 vacas com mais de 24 meses oriundas de 75 rebanhos. O histórico reprodutivo relacionado a repetição de cio e abortamento foram das vacas selecionadas na amostragem. As prevalências da IBR, BVD, NEO e LEP variaram de 54,4 a 60,3%, 30,0 a 42,5%, 21,8 a 35,0% e 15,8 a 27,5%, respectivamente. As prevalências da IBR mostram uma distribuição homogênea da doença de acordo com as mesorregiões. Entretanto, a IBR foi associada a repetição de cio e abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A BVD, NEO e LEP apresentaram prevalências distintas de acordo com as mesorregiões, indicando situação epidemiológica distinta. A BVD foi associada a repetição de cio em rebanhos localizados nas mesorregiões sudeste, sudoeste, nordeste e noroeste. A NEO foi associada a casos de abortamento nos rebanhos localizados nas mesorregiões nordeste e noroeste. A LEP foi associada a abortamentos nos rebanhos localizados na mesorregião noroeste. Verificou-se que a situação epidemiológica entre as doenças foram distintas entre as mesorregiões. Desta forma, as prioridades no controle e prevenção destas doenças são distintas entre as mesorregiões, cooperativas e associação de produtores. Apesar de existirem procedimentos de controle comuns entre as doenças estudadas, cada uma destas tem sua particularidade em relação à epidemiologia e consequentemente controle e prevenção.
dc.description.uribitstream/item/169305/1/BOP-36-Situacao-epidemiologica-e-fatores-de-risco-2017.pdfpor
dc.languagept_BR
dc.language.isoporpor
dc.publisherJuiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
dc.relation.ispartofEmbrapa Gado de Leite - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 36).
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFatores de risco
dc.subjectProblemas reprodutivos
dc.subjectVacinação de bovinos.
dc.titleSituação epidemiológica e fatores de risco para problemas reprodutivos em bovinos leiteiros localizados em diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul 2016/2017.
dc.typeBoletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
dc.date.updated2017-12-22T11:11:11Zpor
dc.subject.thesagroRinotraqueíte.por
dc.format.extent222 p.
dc.ainfo.id1082944
dc.ainfo.lastupdate2017-12-22 -02:00:00
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOP36Situacaoepidemiologicaefatoresderisco2017.pdf642,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace