Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1064081
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: DELIZA, R.
OLIVEIRA, D. C. R. de
ROSENTHAL, A.
WALTER, E. H. M.
GIMÉNEZ, A.
ARES, G.
Additional Information: ROSIRES DELIZA, CTAA; Denize Cristine Rodrigues de Oliveira, UFRJ; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; EDUARDO HENRIQUE MIRANDA WALTER, CTAA; Anna Giménez, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai; Gastón Ares, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai.
Title: Eye-tracking e associação de palavras para avaliar a atenção do consumidor em relação à rotulagem de alimentos funcionais.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
Pages: 15 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25).
Language: pt_BR
Keywords: Propriedade sensorial
Probiótico
Rótulo
Atenção visual
Associação de palavras
Pesquisa com consumidor
Word association
Probiotic
Visual attention
Consumer research.
Description: O objetivo deste estudo foi investigar a atenção dos consumidores para os rótulos dos alimentos funcionais através da investigação do movimento dos olhos, utilizando o leite com probiótico como estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados quatro rótulos considerando dois tipos de produtos (leite convencional vs. leite com probiótico) e dois fundos de rótulos (Fundo A: para provocar associações relacionadas com o leite e a natureza e Fundo B: para gerar expectativa de benefícios à saúde e bem-estar). Sessenta consumidores foram convidados a observar os rótulos dos alimentos como se estivessem no supermercado, enquanto seus movimentos oculares foram gravados usando o equipamento eyetracker, e solicitados a completar uma tarefa de associação de palavras. De acordo com os resultados do estudo, verifica-se que as informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. As áreas dos rótulos com a maior captura de atenção são: marca, informação nutricional, denominação de venda e a recomendação sobre o consumo de produtos para segmentos específicos de consumidores. As alegações de saúde não são completamente processadas, provavelmente devido à alta densidade de informação desta área.
Thesagro: Embalagem
Tecnologia de Alimento.
Data Documento: 2017-02-14
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD25eyetracking.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace