Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061722
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TAKEITI, C. Y.
CARVALHO, C. W. P. de
BORGUINI, R. G.
OLIVEIRA, M. E. A. S.
Additional Information: CRISTINA YOSHIE TAKEITI, CTAA; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; RENATA GALHARDO BORGUINI, CTAA; Maria Eugênia Araújo Silva Oliveira, UNI RIO.
Title: Modificação de hidrocoloides por meio de extrusão termoplástica.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 24).
Language: pt_BR
Keywords: Fibra alimentar
Goma carragena.
Description: A extrusão termoplástica é um processo que combina calor, umidade e trabalho mecânico capaz de modificar matérias-primas alimentícias. Estudos demonstram que ela é capaz de melhorar a solubilidade e dispersão dos hidrocoloides. As gomas são fontes de fibras alimentares e seus benefícios fisiológicos estão relacionados à diminuição do risco de incidência de doenças crônicas não transmissíveis. A goma carragena éextraída de algas marinhas vermelhas e a goma arábica é um exsudato de árvores africanas do gênero Acacia. O objetivo deste trabalho foi utilizar a extrusão para melhoria das características físicas das gomas arábica e carragena. A extrusão foi realizada em extrusora dupla rosca com um perfil de temperatura e duas vazões de alimentação de água, variando-se as velocidades de rotação dos parafusos, seguida da secagem, moagem e peneiramento das amostras extrudadas. Amostras não extrudadas, utilizadas como controle, apresentaram maiores valores do tempo de dissolução e do índice de brancura e menor densidade aparente. Quando extrudadas, a goma arábica apresentou menor tempo de dissolução do que a goma carragena. Os resultados apontam que a extrusão termoplástica melhorou as propriedades de dissolução e apresenta-se como uma ferramenta adequada para modificação de produtos que serão usados como fonte de fibraalimentar solúvel.
Thesagro: Extrusão
Goma Arábica.
Data Documento: 2017-01-25
ISSN: 0101-630X
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD24final.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace