Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1002216
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, E. A. G. de
RIBEIRO, R. de L. D.
LEAL, M. A. de A.
GUERRA, J. G. M.
ARAUJO, E. da S.
ESPINDOLA, J. A. A.
ROCHA, M. dos S.
BASTOS, T. C.
SAITER, O.
Additional Information: EVA ADRIANA G. DE OLIVEIRA, UFRRJ; MARCO ANTONIO DE ALMEIDA LEAL, CNPAB; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; MAYARA DOS SANTOS ROCHA, UFRRJ; TAWANE CORREA BASTOS, UFRRJ; OSMIR SAITER, UFRRJ.
Title: Compostos orgânicos fermentados tipo bokashi obtidos com diferentes materiais de origem vegetal e diferentes formas de inoculação visando sua utilização no cultivo de hortaliças.
Publisher: Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2014.
Pages: 32 P.
Language: pt_BR
Notes: (Embrapa Agrobiologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 98).
Keywords: Fertilizante orgânico
FBN.
Description: A produção de hortaliças geralmente é realizada de forma intensiva, demandando a adição periódica de matéria orgânica. Os sistemas orgânicos de produção de hortaliças requerem a adição de adubos orgânicos com elevados teores e rápida disponibilização de N. A utilização de compostos orgânicos fermentados tipo ?bokashi? pode atender a estas demandas. Entretanto, as matérias-primas tradicionalmente utilizadas na sua produção, bem como o inoculante comercial EM4®, elevam o custo deste fertilizante, o que justifica a busca por materiais alternativos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades químicas e a capacidade de recuperação biológica do N de seis diferentes formulações biofermentadas do tipo ?bokashi? obtidas a partir de materiais provenientes de resíduos agroindustriais ou da biomassa de espécies vegetais, inoculadas com EM4®, Kefir ou simplesmente água, visando sua utilização na produção de hortaliças. Observou-se que as formulações alternativas de compostos orgânicos fermentados tipo ?bokashi? obtidas apresentam menores teores de N e menor velocidade de disponibilização do N do que a mistura tradicional, a base de farelo de trigo e torta de mamona. Estas características podem reduzir sua eficiência como fertilizante orgânico visando o fornecimento de N para culturas de ciclo curto e exigentes nesse nutriente, como é o caso de muitas hortaliças. A substituição do inoculante EM por Kefir, ou a não utilização de qualquer inoculante, mostrou-se viável, considerando-se os teores de N e a velocidade de disponibilização do N presente nos fertilizantes orgânicos produzidos.
Thesagro: Adubação Verde
Fermentação Anaeróbica
Inoculante.
Year: 2014-12-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bot0982014.pdf598,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace