Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1002216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. A. G. de
dc.contributor.authorRIBEIRO, R. de L. D.
dc.contributor.authorLEAL, M. A. de A.
dc.contributor.authorGUERRA, J. G. M.
dc.contributor.authorARAUJO, E. da S.
dc.contributor.authorESPINDOLA, J. A. A.
dc.contributor.authorROCHA, M. dos S.
dc.contributor.authorBASTOS, T. C.
dc.contributor.authorSAITER, O.
dc.date.accessioned2020-11-02T09:10:23Z-
dc.date.available2020-11-02T09:10:23Z-
dc.date.created2014-12-10
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationSeropédica: Embrapa Agrobiologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1002216-
dc.descriptionA produção de hortaliças geralmente é realizada de forma intensiva, demandando a adição periódica de matéria orgânica. Os sistemas orgânicos de produção de hortaliças requerem a adição de adubos orgânicos com elevados teores e rápida disponibilização de N. A utilização de compostos orgânicos fermentados tipo ?bokashi? pode atender a estas demandas. Entretanto, as matérias-primas tradicionalmente utilizadas na sua produção, bem como o inoculante comercial EM4®, elevam o custo deste fertilizante, o que justifica a busca por materiais alternativos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades químicas e a capacidade de recuperação biológica do N de seis diferentes formulações biofermentadas do tipo ?bokashi? obtidas a partir de materiais provenientes de resíduos agroindustriais ou da biomassa de espécies vegetais, inoculadas com EM4®, Kefir ou simplesmente água, visando sua utilização na produção de hortaliças. Observou-se que as formulações alternativas de compostos orgânicos fermentados tipo ?bokashi? obtidas apresentam menores teores de N e menor velocidade de disponibilização do N do que a mistura tradicional, a base de farelo de trigo e torta de mamona. Estas características podem reduzir sua eficiência como fertilizante orgânico visando o fornecimento de N para culturas de ciclo curto e exigentes nesse nutriente, como é o caso de muitas hortaliças. A substituição do inoculante EM por Kefir, ou a não utilização de qualquer inoculante, mostrou-se viável, considerando-se os teores de N e a velocidade de disponibilização do N presente nos fertilizantes orgânicos produzidos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFertilizante orgânico
dc.subjectFBN
dc.titleCompostos orgânicos fermentados tipo bokashi obtidos com diferentes materiais de origem vegetal e diferentes formas de inoculação visando sua utilização no cultivo de hortaliças.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAdubação Verde
dc.subject.thesagroFermentação Anaeróbica
dc.subject.thesagroInoculante
dc.description.notes(Embrapa Agrobiologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 98).
dc.format.extent232 P.
riaa.ainfo.id1002216
riaa.ainfo.lastupdate2015-07-06
dc.contributor.institutionEVA ADRIANA G. DE OLIVEIRA, UFRRJ; MARCO ANTONIO DE ALMEIDA LEAL, CNPAB; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; MAYARA DOS SANTOS ROCHA, UFRRJ; TAWANE CORREA BASTOS, UFRRJ; OSMIR SAITER, UFRRJ.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bot098-2014.pdf501,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace