Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/48353
Title: Avaliação e aplicação de métodos de análise para o fracionamento do nitrogênio em amostras de alimentos para animais.
Authors: SOUZA, G. B. de
NOGUEIRA, A. R. de A.
BATISTA, L. A. R.
Affiliation: GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE
LUIZ ALBERTO ROCHA BATISTA, CPPSE.
ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE
Date Issued: 2006
Citation: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2006.
Pages: 26 p.
Description: A quantificação dos nutrientes presentes nos alimentos para bovinos proporciona melhor conhecimento do seu valor nutritivo. Isso possibilita adequar as dietas, tornando-as mais eficientes, e racionalizar a utilização dos recursos nos sistemas de produção. Neste enfoque, é proposto um procedimento simplificado para a extração e a quantificação das frações nitrogenadas em amostras de forrageiras e de alimentos concentrados para ruminantes, para uso no ?Sistema de Proteínas e Carboidratos de Cornell?, que leva em conta a disponibilidade nutricional e a taxa de degradação ruminal dos nutrientes. As frações são classificadas em nitrogênio não-protéico (NNP), nitrogênio protéico (NB 1, NB 2 e NB 3) e nitrogênio indisponível (NC). A fração NNP é determinada pela diferença entre o nitrogênio total e o nitrogênio insolúvel em ácido tricloroacético a 10% (m/v). A fração NB 1 é determinada pela diferença entre o nitrogênio solúvel em tampão de borato-fosfato (TBF) com pH 6,8 e o nitrogênio não-protéico. As proteínas da fração NB 2 foram determinadas pela diferença entre o nitrogênio residual, insolúvel em TBF e o nitrogênio insolúvel em solução detergente neutra (N IDN). Por meio da diferença entre o N IDN e o nitrogênio insolúvel em detergente ácido (N IDA), foi determinada a fração NB 3, de degradação lenta. Finalmente, a fração indisponível (NC) foi determinada considerando-se a porcentagem de N IDA em relação ao teor total de nitrogênio. As análises foram utilizadas para a caracterização de duas espécies de gramíneas, Brachiaria decumbens cv. Basilisk e Panicum maximum cv. Tanzânia 1, em três épocas de corte e em cinco níveis de adubação nitrogenada. Os resultados indicaram correlação positiva entre as frações que apresentam maior taxa de degradação ruminal (NNP, NB 1 e NB 2) e a digestibilidade in vitro , e entre as frações com menor velocidade de degradação e indisponíveis nutricionalmente (NB 3 e NC, respectivamente) e os componentes da parede celular (FDN, FDA, lignina e celulose).
Thesagro: Metodo de aplicacao
Alimentacao
Nutricao animal
Analise de alimento
Nitrogenio
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 4).
ISSN: 1981-2078
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim04.pdf347,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace