Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/47245
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Jan-2006
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MANZANO, A.
FREITAS, A. R. de
NOVO, A. L. M.
NOVAES, N. J.
TUPY, O.
ESTEVES, S. N.
Informaçães Adicionais: AIRTON MANZANO, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; ANDRE LUIZ MONTEIRO NOVO, CPPSE; NELSON JOSÉ NOVAES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; OSCAR TUPY, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE.
Título: Viabilização da produção de leite em estabelecimentos familiares, com utilização de pacote tecnológico recomendado pela Embrapa Pecuária Sudeste.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005.
Páginas: 20p.
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos, 42).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção de leite
Produtor rural
Agricultura familiar
Conteúdo: O objetivo do estudo foi viabilizar economicamente a produção de leite em estabelecimentos familiares (EF) no município de São Carlos, SP, de 1998 a 2001, por meio de ações técnicas e gerenciais que intensificam os sistemas de produção de maneira sustentável. Utilizaram-se seis EFs, com área de 4,2 a 27,2 ha, que tinham a produção de leite como principal atividade econômica. As ações foram: Agropecuárias: a) alimentação: plantio e fornecimento de cana-de-açúcar + uréia na seca, alimentação suplementar de acordo com a produção da vaca e pastejo rotacionado sobre gramíneas tropicais nas águas; b) manejo: melhoria do conforto dos animais; c)reprodução: melhor controle reprodutivo do rebanho; d) sanidade: melhor controle sanitário do rebanho; e) melhoramento genético: uso de touro selecionado; Ambientais: recuperação e conservação de recursos naturais, melhoria da qualidade da água e recuperação da fertilidade do solo; e Gerenciais: controle zootécnico do rebanho, práticas de associativismo, descarte de animais improdutivos e análise econômica. Como as tecnologias foram implantadas ao longo dos anos, a avaliação foi feita tomando-se como base o ano inicial (1998). Nos seis EFS, as estimativas de produção de leite/ano, produção de leite/ha/ano, produção de leite/vaca, receita e patrimônio aumentaram 24%, 36%, 38%, 70% e 27%, respectivamente. O custo operacional e o custo total aumentaram 12% e 5% e o lucro aumentou 4%. Dos seis EFs estudados, dois tornaram-se modelos de sistemas de produção de leite familiar. Concluiu-se que o pacote tecnológico implantado foi eficiente nos diferentes sistemas de produção de leite familiar.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIDoc42AM2005.00187.pdf206,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace