Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/376076
Título: A "ucuúba" como fonte de celulose para papel.
Autor: MELO, C. F. M. de
SOUZA, H. B. de
LOUREIRO, M. R. C.
WISNIEWSKI, A.
Afiliación: CELIO FRANCISCO MARQUES DE MELO, IPEAN; HILKIAS BERNARDO DE SOUZA, IPEAN; MARIA REGINA C. LOUREIRO, IDESP; ALFONSO WISNIEWSKI, IPEAN.
Año: 1971
Referencia: Belém, PA: IPEAN, 1971.
Páginas: 29 p.
Descripción: Reunindo excelentes características, a madeira de Ucuúba (Virola surínamensis (Rol) Warb) tem sido extensivamente empregada na fabricação de laminados. Como consequêncía do processo produtivo, a madeira que não pode ser integralmente aproveitada, deixa um apreciável resíduo que, a falta de melhor emprêgo, não tem tido outra utilizaçãc senão como combustível na própria Usina. Estudando-se a ucuúba como fonte de celulose para papel, conclui-se que se trata, na verdade, de excelente matéria: prima, mesmo os resíduos de laminação que se constituem de restos de madeira de várias idades; Podem ser produzidos papéis Kraft de bôa qualidade, em ambos os casos, embora quando se trate da utilização dos resíduos de laminação as características de resistência ao estouro, auto-ruptura e dobras-duplas sejam bastante inferiores aos índices apresentados pelos papéís produzidos a partir da madeira original.
Thesagro: Análise
Celulose
Fibra
Madeira
Papel
Tecnologia
Ucuuba
Virola Surinamensis
NAL Thesaurus: cellulose
kraft paper
technology
wood
Palabras clave: Analysis
Fiber
Citación: (IPEAN. Tecnologia, v. 2, n. 2).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Séries Anteriores (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IPEANTecnologias1.pdf3.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace