Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/141883
Title: SEMI-ÁRIDO brasileiro: convivência do homem com a seca. Implantação de sistemas de exploração de propriedades agrícolas: uma proposta de ação.
Date Issued: 1982
Citation: Brasília, DF: EMBRAPA: EMBRATER, 1982.
Pages: Np.
Description: Ao elaborarem a presente Proposta, EMBRATER e EMBRAPA partiram do princípio de que sua atuação diretamente com o pequeno agricultor do semi-árido brasileiro deve levar em conta o conjunto de explorações e atividades necessárias à sustentação da propriedade. Outro ponto fundamental é o que se relaciona com o indispensável acesso à água. Por isto mesmo, propõem desenvolver suas ações , através de seus respectivos sistemas estaduais em torno do ponto crucial desta proposta, a qual seja os sistemas de captação, armazenamento e uso da água. Neste particular o uso da água para consumo humano, consumo animal e para irrigação é igualmente importante para a adequada convivência do homem com a seca. As obras de engenharia previstas para o acesso à água são de pequenas dimensões, adaptadas a exploração uni-familiar ou, no máximo, para atividades grupais, a nível de comunidade. O modelo da operacionalização prevê o estabelecimento de regiões demonstrativas onde 1.440 propriedades demonstrativas, representativas dos tipos mais frequentes serão implantadas em aproximadamente 80 municípios da região de abrangência da Proposta, que conta com 818 deles. Afora estas, 150.000 pequenas propriedades, serão assistidas ao longo do horizonte temporal da Proposta por uma equipe de 1.900 extensionistas locais. Outros 50.000 pequenos agricultores, não-proprietários, deverão se beneficiar através das ações de cunho comunitário. Do total dos recursos solicitados, um pouco mais de 2/3 será destinado ao crédito rural. O 1/3 restante se destina à aplicação a fundo perdido, dos quais 88% reverter-se-ão integralmente para o pequeno agricultor, ficando os 12% restantes para administração, treinamento e impressão de material educativo. O volume global solicitado é de Cr$ 360 bilhões, dos quais se destina a fundo perdido a parcela de Cr$ 116 bilhões. Anexo I: Diretrizes para articulação pesquisa-extensão, relação dos municípios de abrangência da Proposta, mapas indicadores das áreas de atuação por Estado, quadros de metas e de recursos financeiros. Anexo II: Detalhamento dos sistemas de exploração de propiedades agrícolas para assegurar a convivência do homem com a seca no Trópico Semi-Árido brasileiro - Região Seridó PB/RN. Anexo III: Coeficientes técnicos das principais tecnologias de captação, armazenamento e uso de água.
Thesagro: Desenvolvimento rural
Armazenamento
Sistema de Produção
NAL Thesaurus: Rural development
Keywords: Embrater
Proposta Convivencia do homem com a seca
Captação de água
Tecnologia de convivencia com a seca
Convivência com a seca
Região semi-árida
Propriedade agrícola
Embrapa
Política Pública
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Outras publicações (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocumentoCovivencia.pdf62.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace