Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142630
Título: Crescimento e produção de cultivares de bananeira sob manejo orgânico do solo com duas coberturas vegetais.
Autoria: BORGES, A. L.
PROFETA, T. de S.
SANTOS, J. C. da S.
LEDO, C. A. da S.
Afiliação: ANA LUCIA BORGES, CNPMF; TIAGO DE SOUZA PROFETA; JEAN CLEBER DA SILVA SANTOS; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Ano de publicação: 2022
Referência: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2022.
Páginas: 32 p.
Conteúdo: O cultivo orgânico é caracterizado pela adoção de práticas que otimi zam os recursos naturais, sociais e econômicos disponíveis, visando à sustenta bilidade econômica e ecológica e à maximização dos benefícios sociais. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento e a produção de cultivares de bananeira sob duas coberturas vegetais do solo, em cultivo orgânico, em três ciclos de pro dução. Foram estudadas seis cultivares: Prata Anã (AAB), Caipira (AAA), Thap Maeo (AAB), BRS Fhia Maravilha (AAAB), BRS Pacovan Ken (AAAB) e BRS Tropical (AAAB), sob duas coberturas vivas do solo: feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) e amendoim forrageiro (Arachis pintoi). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 25 repetições de uma planta para cada cultivar por cobertura, no espaçamento 4 m x 2 m x 2 m, com 50 plantas úteis de cada cultivar. O crescimento das bananeiras foi avaliado pela altura (m) e diâmetro do pseudocaule (cm), número de folhas por planta no florescimento; e na fase de produção, comprimento (cm), diâmetro (mm) e massa média do fruto, como também a produtividade (t ha-1). De maneira geral, nos três ciclos, a ?Prata Anã? apresentou menor altura e a BRS Pacovan Ken maior altura do pseudocaule; enquanto a BRS Tropical maior diâmetro do pseudocaule no segundo ciclo, em ambas as coberturas. A cv. BRS Fhia Maravilha mostrou melhor desempenho no cultivo orgânico, quanto à produtividade, massa, diâmetro e comprimento dos frutos. A cobertura do solo com feijão-de-porco proporcionou maior produtividade nas cultivares BRS Fhia Maravilha e Thap Maeo no segundo e terceiro ciclos. O segundo ciclo se destacou como o mais produtivo.
Thesagro: Banana
Cobertura Vegetal
Agricultura Orgânica
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura, Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 131).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim131-AnaLucia-2022-AINFO.pdf6.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace