Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130397
Título: Padrões de restrição de DNA para detecção molecular de Lasiodiplodia theobromae em videira e estudos filogenéticos em sequências concatenadas.
Autor: LOBATO, A. C. B.
CAVALCANTI, F. R.
Afiliación: ALNILAN CRISTINA BARROS LOBATO, Estudante do Departamento de Química Fundamental (IQ-USP), Instituto de Química - Universidade de São Paulo, SP.; FABIO ROSSI CAVALCANTI, CNPUV.
Año: 2021
Referencia: Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, fev. 2021.
Páginas: 27
Descripción: O presente estudo aborda fragmentação de produtos de PCR para caracterização de Lasiodiplodia theobromae, espécie de fungo que causa a doença podridão ?descendente? de tronco na videira. O resultado, obtido a partir do método Máxima Parcimônia (MP), demonstra um agrupamento comum aos isolados de Antônio Prado/RS e Jales/SP conjuntamente a isolados da China e EUA. No entanto, uma divergência foi encontrada para a linhagem de Bento Gonçalves/RS, dando um indicativo de diversidade genética entre L. theobromae em vinhedos gaúchos, a despeito de sua baixa prevalência na região Sul do Brasil.
Thesagro: Filogenia
Vitis Vinifera
Doença de Planta
NAL Thesaurus: Botryosphaeriaceae
Palabras clave: Podridão descendente
Doença de tronco
Diversidade genética
Citación: (Embrapa Uva e Vinho. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 19)
ISSN: 1981-1004
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BolPesqDes-19-2021.pdf1.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace