Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1062140
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 30-Jan-2017
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: EGITO, A. S. do
FIRMINO, P. de T.
MEDEIROS, E. P. de
LAGUNA, L. E.
BENEVIDES, S. D.
SANTOS, K. M. O. dos
SILVA, A. C.
Informaçães Adicionais: ANTONIO SILVIO DO EGITO VASCONCELOS, CNPC; PAULO DE TARSO FIRMINO, CNPA; EVERALDO PAULO DE MEDEIROS, CNPA; LUIS EDUARDO LAGUNA, CNPC; SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPAT; KARINA MARIA OLBRICH DOS SANTOS, CTAA; ALINE COSTA SILVA, CNPC.
Título: Utilização do óleo de gergelim (Sesamum indicum L.) na conservação de queijo de cabra à temperatura ambiente.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2016.
Páginas: 8 p.
Série: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Comunicado Técnico, 159).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Queijo de cabra
Queijo Coalho artesanal
Produção artesanal
Craft production
Plant oils.
Conteúdo: A Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Algodão, visando viabilizar metodologias alternativas para a agroindústria artesanal, adaptadas às condições do semiárido do Nordeste brasileiro, uniram duas cadeias produtivas, a de leite caprino e a de sementes oleaginosas, para investigar o efeito do óleo de gergelim na conservação de queijo Coalho à temperatura ambiente. A Embrapa Caprinos e Ovinos produziu os queijos de cabra e a Embrapa Algodão o óleo de gergelim através da prensagem a frio, sem a utilização de produtos químicos em uma unidade de Extração de óleo de gergelim, pertencente à Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Lucrécia, RN (Coafal). Este trabalho objetivou a fabricação de um novo tipo de queijo de cabra com coagulação enzimática, maturado à temperatura ambiente e conservado em óleo de gergelim. Algumas características promissoras resultaram em vantagens para conservação do queijo de cabra e serão abordadas nesse documento. O óleo de gergelim atuou como conservante do queijo de cabra fabricado por coagulação enzimática e acondicionado à temperatura ambiente. Nas condições experimentais, os queijos mantiveram-se adequados para o consumo e em conformidade com os padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação brasileira após três meses de estocagem. Portanto, esse processo tecnológico mostrou ser uma alternativa para o processamento artesanal de queijos caprinos adaptados às condições climáticas do semiárido brasileiro. O uso do óleo de gergelim permite a conservação desse queijo à temperatura ambiente e agrega valor ao produto, conferindo-lhe sabor e aroma diferenciado.
Thesagro: Caprino
Tecnologia de alimento
Produto derivado do leite
Preservação de alimento
Gergelim
Óleo vegetal
Sesamum Indicum.
NAL Thesaurus: Goat cheese
Food preservation
Food technology.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC2016Cot159.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace