Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/998892
Título: Estudo do processo de torração da castanha-do-brasil visando a elaboração de farinha parcialmente desengordurada.
Autoria: COHEN, K. de O.
GARUTTI, D. dos S.
BRITO, E. S. de
Afiliação: KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CPATU; Déborah dos Santos Garutti, CNPAT; Edy Souza de Brito, CNPAT.
Ano de publicação: 2005
Referência: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2005.
Páginas: 32 p.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo estudar o processo de torração das amêndoas de castanha-do-brasil visando a elaboração de farinha parcialmente desengordurada de melhor qualidade sensorial. As amêndoas foram submetidas ao processo de torração em estufa com circulação de ar, conforme planejamento experimental fatorial completo 22, com 2 níveis (-1, +1). Foram feitos 3 pontos centrais (0) e 2 níveis de pontos axiais (-a,+a), resultando em 11 ensaios. As variáveis independentes foram tempo (tt) e temperatura de torração (Tt), cujos mínimos e máximos (-a, +a) foram de 14 a 56 min e de 102 a 158ºC, respectivamente. Após a torração das amêndoas, estas foram moídas e prensadas para a obtenção da torta. Esta última foi refinada, produzindo-se a farinha parcialmente desengordurada de castanha-do-brasil (FPDCB), cuja aceitabilidade e atributos (cor, aroma, sabor de castanha e sabor torrado), foram utilizados como variáveis dependentes do processo. A análise dos resultados foi feita por meio da Metodologia de Superfície de Resposta. Para se compor os modelos ajustados com suas respectivas superfícies, foram considerados os parâmetros estatisticamente significativos a p£0,25. A validade dos modelos foi avaliada pelos seus respectivos coeficientes de determinação e da análise da regressão, e da falta de ajuste, realizadas pela análise de variância. Pelos resultados obtidos, pôde-se concluir que quando as amêndoas de castanha-do-brasil são submetidas ao processo de torração, nas faixas de tempo e temperatura de torração adotadas neste estudo, as farinhas parcialmente desengorduradas produzidas por estas amêndoas, que apresentam menor alteração de cor; maior intensidade do sabor de castanha e menor intensidade do sabor torrado, conseqüentemente, maior aceitação por parte dos consumidores, foram as provenientes dos experimentos dos pontos centrais 5, 6 e 7 (130ºC a 35 min) e do experimento 10 (130ºC a 14 min).
Thesagro: Bertholletia Excelsa
Farinha
Processamento
Palavras-chave: Castanha-do-pará
Amêndoas
Planejamento experimental
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 43).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD43.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace