Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/989060
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: MELLO, L. M. R. de
SILVA, G. A. da
Additional Information: LOIVA MARIA RIBEIRO DE MELLO, CNPUV; GILDO ALMEIDA DA SILVA, CNPUV.
Title: Disponibilidade e características de resíduos provenientes da agroindústria de processamento de uva do Rio Grande do Sul.
Publisher: Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2014.
Pages: 6 p.
Series/Report no.: (Embrapa Uva e Vinho. Comunicado Técnico, 155).
Language: pt_BR
Keywords: Processamento de uva
Description: Os resíduos (bagaço e sementes) da uva usada para vinificação equivalem, a aproximadamente, 20% do peso da uva e os resíduos oriundos da uva usada para elaboração de suco de uvas, podem chegar a 25%. O interesse neste tipo de resíduo para a extração de compostos de valor para a indústria de alimentos e cosméticos tem aumentado nos últimos anos, razão da importância de dimensionar a disponibilidade de resíduos da uva proveniente da agroindústria de suco e de vinho. Para tal, foram realizadas entrevistas com empresas produtoras de suco de uva, vinhos de mesa e vinhos finos de mesa, representativas de indústrias de médio e de grande portes. Em algumas empresas foram colhidas amostras de resíduos de algumas cultivares, visando determinar o peso médio das sementes e da casca e para caracterização de cascas de uvas em relação aos teores de antioxidantes funcionais. Com o uso de dados secundários e das informações levantadas nas empresas, estimou-se a quantidade de bagaço de uvas gerada pela agroindústria, nos anos 2010 e 2011.
Thesagro: Uva
Vinho
Bagaco
Residuo
Casca
Industria agricola
Data Documento: 2014-06-27
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunicadoTecnico155.pdf369,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace