Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/982113
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LEDO, C. A. da S.
SANTOS, V. da S.
MARTIN, M. L. L.
ALVES, A. A. C.
SILVA, D. de C. S. da
SANTOS, A. S.
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
Additional Information: CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; MÁRCIO LACERDA LOPES MARTIN; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, CNPMF; DREID DE CERQUEIRA SILVEIRA DA SILVA; ARIANA SILVA SANTOS; LEÔNIDAS FRANCISCO DE QUEIROZ TAVARES FILHO.
Title: Hibridação interespecífica entre espécies silvestres de Manihot (Euphorbiaceae - Magnoliophyta) e cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2014.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 65).
Language: pt_BR
Description: A hibridação interespecífica é um dos métodos utilizados na cultura da mandioca para ampliar variabilidade ou transferir características de interesse econômico. Hibridações controladas e naturais ocorrem dentro do gênero Manihot, indicando que as barreiras que isolam as espécies são fracas devido à recente evolução do grupo. Muitas espécies silvestres cruzam facilmente com M. esculenta e são fontes de alelos úteis para a espécie cultivada. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a cruzabilidade de híbridos interespecíficos entre espécies silvestres de Manihot e cultivares comerciais de M. esculenta. Foram realizadas polinizações manuais aleatórias entre 16 acessos de espécies silvestres e 31 cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz), no período de 2007 a 2012. Os dados de avaliações dos números de flores polinizadas e fertilizadas, frutos desenvolvidos, sementes produzidas e deiscência dos frutos foram avaliados. Foi possível desenvolver híbridos interespecíficos entre cultivares de mandioca e espécies silvestres de Manihot. Observou-se que as espécies silvestres de Manihot são mais eficientes quando se comportam como doadores de grãos de pólen. As espécies Manihot esculenta subsp. peruviana e Manihot esculenta subsp. flabelifolia foram as que apresentaram os maiores números de flores polinizadas, produzindo uma relação aproximada de 8 sementes híbridas obtidas para cada 100 cruzamentos realizados.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Year: 2014-03-12
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimdepesquisa65.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace