Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/981643
Título: Tolerância de plântulas de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) ao estresse hídrico.
Autor: OLIVEIRA, A. R. de
DANTAS, B. F.
BRAGA, M. B.
SANTOS, B. L. S.
Afiliación: ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; BRUNO LEONARDO SANTANA SANTOS.
Año: 2013
Referencia: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Páginas: 24 p.
Descripción: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é uma oleaginosa que apresenta grande potencial produtivo para a região semiárida, podendo ser cultivado para a produção de óleo biodiesel. Contudo, seu cultivo necessita de estudos para se estabelecer e validar práticas adequadas de manejo. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento de plântulas de pinhão-manso submetidas a diferentes condições de estresse hídrico na região semiárida. O estudo foi desenvolvido em área experimental da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Sementes de pinhão-manso foram plantadas em vasos de polietileno contendo 8 L de solo e submetidas a diferentes níveis de reposição hídrica (100%, 75%, 50% e 25%) baseados na capacidade de campo (CC do solo). Quanto maior o estresse, menores valores observados nos parâmetros de altura, diâmetro, número de folhas, área foliar, teor de clorofila e biomassa. A taxa de crescimento absoluto foi muito baixa com solo em 50% da CC e nula com 25% da CC. As plantas toleram o estresse hídrico. Contudo a reposição hídrica de 100% da CC possibilita maior crescimento da cultura.
Thesagro: Planta oleaginosa
Germinação
Jatropha Curcas
Semente
NAL Thesaurus: Oilseeds
Palabras clave: Estresse hídrico
Pinhão manso
Citación: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 111).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BPD111.pdf2,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace