Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980274
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
CALDERANO, S. B.
BARROSO, E. V.
CHAGAS, C. da S.
GUERRA, A. J. T.
CARVALHO JUNIOR, W. de
DONAGEMMA, G. K.
Additional Information: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; HELENA POLIVANOV, UFRJ; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; EMÍLIO VELLOSO BARROSO, UFRJ; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA GUERRA, UFRJ; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Title: Interpretação pedogeotécnica em paisagens montanhosas do médio alto curso do Rio Grande, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, RJ.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2013.
Pages: 55 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 227).
Language: pt_BR
Keywords: Solos
Modelo digital de elevação
Uso sustentável das terras
Description: objetivo deste estudo foi realizar a interpretação pedogeotécnica de uma área montanhosa na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, como forma de auxiliar diagnósticos geotécnicos preliminares e solucionar problemas que afetam o uso do solo, em paisagens montanhosas da Serra do Mar. Os procedimentos utilizados consistiram na construção de um banco de dados no SIG, composto de mapas temáticos do meio físico, incluindo solos, litologia, relevo, vegetação e declividade, produtos de sensoriamento remoto e modelo digital de elevação (MDE), aliados a prospecções de campo para a realização da caracterização geoambiental da área e geração de mapas interpretativos úteis na caracterização das unidades pedogeotécnicas, como suscetibilidade das terras à erosão e vulnerabilidade ambiental. Os resultados permitiram destacar parâmetros e atributos dos solos que podem influenciar seu significado geotécnico, discriminar e delimitar unidades pedogeotécnicas referentes às classes de solos e as condições de relevo em que elas ocorrem. Além de servirem como indicadores geotécnicos preliminares, ajudam na prevenção de possíveis problemas decorrentes da ocupação inadequada de certas áreas.
Thesagro: Reconhecimento do solo
Uso da terra
Year: 2014-02-18
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD227InterpretacaoPedogeotecnica.pdf10,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace