Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966055
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CALDERANO FILHO, B.
RAMALHO FILHO, A.
CALDERANO, S. B.
LUZ, L. D.
WITTERN, K. P.
MOTHCI, E. P.
Additional Information: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; ANTONIO RAMALHO FILHO, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; LÍVIA DERZIÉ LUZ, PUC-RJ; KLAUS PETER WITTERN, CNPS; ELIAS PEDRO MOTHCI, CNPS.
Title: Avaliação da aptidão agrícola das terras da microbacia do Córrego da Tábua, no Município de São Fidélis, RJ.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Pages: 43 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 47).
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação de terras
Aptidão das terras
Planejamento de uso da terra.
Description: Neste trabalho, avaliou-se a aptidão agrícola das terras da microbacia do córrego da Tábua, com o intuito de fornecer subsídios ao planejamento de uso e manejo dos solos e a proposição de estratégias de manejo que assegurem o uso sustentável das terras. A avaliação da aptidão agrícola das terras resultou da interpretação das características dos solos, das necessidades das culturas e dos níveis de manejo A, B e C. A área de estudo com de 665 ha é formada por terras altas e terras baixas (Ross, 1996). Na avaliação da aptidão das terras foram estimados graus de limitação referentes aos fatores deficiência de nutrientes, deficiência de água, excesso de água, suscetibilidade à erosão e impedimentos ao manejo. O parâmetro excesso de água/deficiência de oxigênio não apresenta desvios na área de estudo, formada por terras altas, já nas terras baixas compromete o desempenho das culturas. Os graus de limitação foram estimados para os componentes das unidades de mapeamento de solos, considerando as informações produzidas com o levantamento dos solos em seus ambientes. Para a digitalização e organização das informações geradas foram utilizados sistemas de informações geográficas (SIGs), através dos softwares ArcView e SPRING. Os resultados indicam que os SIGs constituem instrumentos úteis na consecução do referido objetivo. A avaliação da aptidão agrícola das terras mostrou que a classe de aptidão agrícola dominante foi a Regular com 59,08%, seguindo-se a classe Restrita com 31,94% e a classe Boa com 6,18% da área, para qualquer tipo de manejo. As maiores restrições dos solos a produção detectadas nessa classificação incluem declividade (altos gradientes, declives íngremes), risco de erosão (solos com textura média/argilosa), impedimentos à mecanização e ao clima (período seco limitante para os cultivos). Grande parte das restrições quanto à produção podem ser superadas com o melhor manejo das terras, usando práticas adequadas, medidas contra à erosão, aumento do conteúdo de matéria orgânica, correção e, obviamente, irrigação.
Thesagro: Sistema de Informação Geográfica.
Data Created: 2013-09-11
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd472004avalaptidaocorregotabua.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace