Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/960720
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gestão Territorial - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TRAJANO, S. R. R. da S.
SPADOTTO, C. A.
HOLLER, W. A.
DALTIO, J.
MARTINHO, P. R. R.
FOIS, N. S.
SANTOS, B. B. de O.
TOSCHI, H. H.
LISBOA, F. S.
Additional Information: SAMARA RACHEL R DA SILVA TRAJANO, SGTE; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE; WILSON ANDERSON HOLLER, SGTE; JAUDETE DALTIO, SGTE; PAULO ROBERTO RODRIGUES MARTINHO, SGTE; NATALIA SANTOS FOIS, SGTE; Beatriz Barbi de Oliveira Santos, Estagiária, Embrapa Gestão Territorial; Hugo Henrique Toschi, Estagiário, Embrapa Gestão Territorial; Flávia Seixas Lisboa, Estagiária, Embrapa Gestão Territorial.
Title: Análise Morfométrica de Bacia Hidrográfica: Subsídio à Gestão Territorial Estudo de Caso no Alto e Médio Mamanguape.
Publisher: Campinas: Embrapa Gestão Territorial, 2012.
Pages: 33 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gestão Territorial. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 2).
Language: pt_BR
Keywords: Geoprocessamento.
Análise morfométrica
Gestão hídrica.
Description: Para esta análise, foram criados os mapas da drenagem e hipsométrico, levando em conta que o relevo é um dos aspectos mais importantes deste estudo, pois permite compreender a disposição da drenagem e tem aplicação direta para a gestão territorial. A análise da morfometria utilizou 17 índices morfométricos entre os mais de 50 existentes na literatura, dentre os quais podem-se destacar: fator de forma; índice de circularidade; coeficiente de compacidade; índice de rugosidade; padrão de drenagem; canais de drenagem; amplitude altimétrica; densidade de drenagem; textura topográfica; e coeficiente de manutenção. Com base na análise dos resultados, pode-se concluir que o fator de forma (0,44), o índice de circularidade (0,78), o coeficiente de compacidade (1,12) e o índice de rugosidade (0,72) demonstraram que a bacia hidrográfica em estudo exibe um formato alongado contribuindo, dessa forma, para o processo de escoamento e apresentando, portanto, baixa suscetibilidade à ocorrência de enchentes. Enfim, esses parâmetros podem ser utilizados para comparação entre os diversos tipos de áreas como microbacias, fazendas ou municípios, auxiliando, no monitoramento, análise e gestão territorial.
Thesagro: Bacia Hidrográfica
Geomorfologia.
Data Documento: 2013-06-27
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (SGTE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0000010346BPDAnalisemorfometrica.pdf968,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace