Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/960720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTRAJANO, S. R. R. da S.
dc.contributor.authorSPADOTTO, C. A.
dc.contributor.authorHOLLER, W. A.
dc.contributor.authorDALTIO, J.
dc.contributor.authorMARTINHO, P. R. R.
dc.contributor.authorFOIS, N. S.
dc.contributor.authorSANTOS, B. B. de O.
dc.contributor.authorTOSCHI, H. H.
dc.contributor.authorLISBOA, F. S.
dc.date.accessioned2024-05-12T06:55:23Z-
dc.date.available2024-05-12T06:55:23Z-
dc.date.created2013-06-27
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationCampinas: Embrapa Gestão Territorial, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/960720-
dc.descriptionPara esta análise, foram criados os mapas da drenagem e hipsométrico, levando em conta que o relevo é um dos aspectos mais importantes deste estudo, pois permite compreender a disposição da drenagem e tem aplicação direta para a gestão territorial. A análise da morfometria utilizou 17 índices morfométricos entre os mais de 50 existentes na literatura, dentre os quais podem-se destacar: fator de forma; índice de circularidade; coeficiente de compacidade; índice de rugosidade; padrão de drenagem; canais de drenagem; amplitude altimétrica; densidade de drenagem; textura topográfica; e coeficiente de manutenção. Com base na análise dos resultados, pode-se concluir que o fator de forma (0,44), o índice de circularidade (0,78), o coeficiente de compacidade (1,12) e o índice de rugosidade (0,72) demonstraram que a bacia hidrográfica em estudo exibe um formato alongado contribuindo, dessa forma, para o processo de escoamento e apresentando, portanto, baixa suscetibilidade à ocorrência de enchentes. Enfim, esses parâmetros podem ser utilizados para comparação entre os diversos tipos de áreas como microbacias, fazendas ou municípios, auxiliando, no monitoramento, análise e gestão territorial.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gestão Territorial. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectAnálise morfométrica
dc.subjectGestão hídrica
dc.titleAnálise Morfométrica de Bacia Hidrográfica: Subsídio à Gestão Territorial Estudo de Caso no Alto e Médio Mamanguape.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroBacia Hidrográfica
dc.subject.thesagroGeomorfologia
dc.format.extent233 p.
riaa.ainfo.id960720
riaa.ainfo.lastupdate2013-06-27
dc.contributor.institutionSAMARA RACHEL R DA SILVA TRAJANO, SGTE; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE; WILSON ANDERSON HOLLER, SGTE; JAUDETE DALTIO, SGTE; PAULO ROBERTO RODRIGUES MARTINHO, SGTE; NATALIA SANTOS FOIS, SGTE; Beatriz Barbi de Oliveira Santos, Estagiária, Embrapa Gestão Territorial; Hugo Henrique Toschi, Estagiário, Embrapa Gestão Territorial; Flávia Seixas Lisboa, Estagiária, Embrapa Gestão Territorial.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000010346-BPD-Analise-morfometrica.pdf968.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace