Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/955896
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GURGEL, F. de L.
FERREIRA, D. F.
SOARES, A. C. S. e.
Additional Information: FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; DANIEL FURTADO FERREIRA, UFLA; ANA CAROLINA SOARES E SOARES, ESTAGIÁRIA CPATU.
Title: O coeficiente de variação como critério de avaliação em experimentos de milho e feijão.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013.
Pages: 80 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 85).
Language: pt_BR
Keywords: Coeficiente de variação
Precisão de experimento.
Description: O objetivo deste trabalho foi verificar se o Coeficiente de Variação (CV) é realmente o critério adequado para descarte de experimento e se há alternativas mais eficientes. Realizou-se inicialmente o levantamento de alguns dados experimentais da Embrapa com as culturas do feijão e do milho, cujos fatores fornecidos foram: número de cultivares, número de blocos, variância genética, média de produtividade e coeficiente de variação. Todas essas informações foram processadas por meio de um aplicativo computacional desenvolvido em um ambiente de programação Delphi. Foram simulados ensaios de campo considerando um delineamento em blocos casualizados completos (DBC). Cada simulação correspondeu a um experimento e os dados simulados seguiram a metodologia da aproximação da função de distribuição normal. Também foi identificada a quantidade de experimentos com coeficiente de variação superior e inferior ou igual a 20%, para cada configuração simulada, nos 2 mil experimentos. Concluiu-se que o coeficiente de variação não é um estimador confiável para a avaliação da eficiência de uma cultivar em um ensaio, devendo estar associado a outros parâmetros para tornar a recomendação de uma cultivar mais confiável; a repetibilidade é o parâmetro que possibilitará definir critérios de descarte de experimentos de avaliação e recomendação de cultivares.
Thesagro: Estatística Agrícola
Feijão
Milho.
Data Documento: 2013-04-15
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BDP85.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace