Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950790
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LIMA, E. de P.
MORAES, A. V. de C. de
GONCALVES, A. O.
CARVALHO JUNIOR, W. de
AGLIO, M. L. D.
DART, R. de O.
SOUZA, J. S. de
Additional Information: EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; ADRIANA VIEIRA DE CAMARGO DE MORAES, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; JOSE SILVA DE SOUZA, CNPS.
Title: Zoneamento agroclimático da cultura do café para o Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Pages: 37 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 206).
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo econômico
Description: Este estudo teve como objetivo identificar as áreas aptas e inaptas, do ponto de vista climático, para o cultivo do café spp. Arábica (Coffea arabica L.) e Robusta (Coffea canephora P.) no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho compreendeu as seguintes etapas: I) Formação de um banco de dados climáticos do Estado e cálculo dos componentes do Balanço Hídrico Climático, como excedentes e deficiências hídricas mensais; II) Definição das necessidades agroclimáticas da cultura; III) Estudo das condições climáticas (térmicas e hídricas) e consequente adaptabilidade das espécies de café Arábica e Robusta às condições regionais; IV) Sínteses cartográficas de todas as etapas anteriores, fazendo-se uso de um Sistema de Informações Geográfico (SIG); e V) Relação dos municípios aptos e inaptos ao cultivo econômico do café Arábica e Robusta. O presente zoneamento identificou que 30 municípios foram considerados "aptos" climaticamente para o cultivo do spp. Arábica, ao passo que, para o spp. Robusta, foram considerados "aptos" 42 municípios. O presente estudo fez parte do Programa Mais Alimentos, lançado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Governo Federal, com o objetivo de ampliar a produção de alimentos para garantir a segurança alimentar dos brasileiros, principalmente dos pequenos produtores rurais.
Thesagro: Clima
Zoneamento Climático
Zoneamento Agrícola
Café
Year: 2013-02-25
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD206ZoneamentoCafe.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace