Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950733
Título: Estudo geoambiental do médio alto curso do Rio Grande (RJ): subsídios ao planejamento ambiental de paisagens rurais montanhosas da Serra do Mar.
Autor: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
GUERRA, A. J. T.
BARROSO, E. V.
CHAGAS, C. da S.
CALDERANO, S. B.
CARVALHO JUNIOR, W. de
DONAGEMMA, G. K.
Afiliación: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS
HELENA POLIVANOV, UFRJ
ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA GUERRA, UFRJ
EMILIO VELLOSO BARROSO, UFRJ
CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS
SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS
WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Año: 2012
Referencia: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Páginas: 66 p.
Descripción: O estudo teve o objetivo de produzir informações físico-bióticas dos elementos componentes da paisagem, visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental de paisagens rurais montanhosas na serra dos Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Com suporte de geotecnologias, o trabalho combinou técnicas de mapeamento digital, produtos de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica (SIG) e modelo digital de elevação (MDE), buscando otimizar os mapeamentos temáticos no campo e facilitar a geração de mapas derivados e interpretações úteis ao planejamento da área. Os procedimentos utilizados envolveram a geração de bancos de dados digitais nos SIGs, e a geração de dados básicos, através de mapeamentos e prospecções de campo, classificação digital de imagens e digitalizações em tela, sendo produzidos mapas de solos, litologia, relevo e declividade, uso e cobertura da terra, incluindo vegetação e avaliação da aptidão agrícola das terras. Esses mapas foram associadas com informações socioeconômicas, de pluviosidade e de áreas protegidas por legislação específica ou reservas existentes, constituindo assim, um conjunto de informações agro-socioambientais em meio digital, necessárias ao SIG para análises, cruzamentos e geração de mapas interpretativos úteis ao planejamento da área. Os resultados produzidos permitiram discriminar e caracterizar aspectos físicos e ecológicos dos elementos componentes da paisagem, contribuindo para a melhor compreensão dos recursos ambientais com suas potencialidades e limitações, além de contribuir para planejamento geoambiental e elaboração do plano de manejo conservacionista da área.
Palabras clave: Diagnóstico geoambiental
Manejo de recursos naturais
Modelo digital de elevação
Classificação digital de imagens
Citación: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 212).
ISSN: 1678-0892
Tipo de Material: Livros
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BPD212EstudoGeoambiental.pdf1,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace