Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950733
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
GUERRA, A. J. T.
BARROSO, E. V.
CHAGAS, C. da S.
CALDERANO, S. B.
CARVALHO JUNIOR, W. de
DONAGEMMA, G. K.
Additional Information: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; Helana Polivanov; Antônio José Teixeira Guerra; Emilio Velloso Barroso; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Title: Estudo geoambiental do médio alto curso do Rio Grande (RJ): subsídios ao planejamento ambiental de paisagens rurais montanhosas da Serra do Mar.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Pages: 66 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 212)
Language: pt_BR
Keywords: Diagnóstico geoambiental
Manejo recursos naturais
Description: O estudo teve o objetivo de produzir informações físico-bióticas dos elementos componentes da paisagem, visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental de paisagens rurais montanhosas na serra dos Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Com suporte de geotecnologias, o trabalho combinou técnicas de mapeamento digital, produtos de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica (SIG) e modelo digital de elevação (MDE), buscando otimizar os mapeamentos temáticos no campo e facilitar a geração de mapas derivados e interpretações úteis ao planejamento da área. Os procedimentos utilizados envolveram a geração de bancos de dados digitais nos SIGs, e a geração de dados básicos, através de mapeamentos e prospecções de campo, classificação digital de imagens e digitalizações em tela, sendo produzidos mapas de solos, litologia, relevo e declividade, uso e cobertura da terra, incluindo vegetação e avaliação da aptidão agrícola das terras. Esses mapas foram associadas com informações socioeconômicas, de pluviosidade e de áreas protegidas por legislação específica ou reservas existentes, constituindo assim, um conjunto de informações agro-socioambientais em meio digital, necessárias ao SIG para análises, cruzamentos e geração de mapas interpretativos úteis ao planejamento da área. Os resultados produzidos permitiram discriminar e caracterizar aspectos físicos e ecológicos dos elementos componentes da paisagem, contribuindo para a melhor compreensão dos recursos ambientais com suas potencialidades e limitações, além de contribuir para planejamento geoambiental e elaboração do plano de manejo conservacionista da área.
Year: 2013-02-22
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD212EstudoGeoambiental.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace