Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/917177
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MOURA, C. F. H.
LOPES, M. M. de A.
ARAGAO, F. A. S. de
ALVES, R. E.
SILVA, E. de O.
SILVEIRA, M. R. S. da
ENÉAS FILHO
Additional Information: CARLOS FARLEY HERBSTER MOURA, CNPAT; Mônica Maria de Almeida Lopes, UFC; FERNANDO ANTONIO SOUZA DE ARAGAO, CNPAT; RICARDO ELESBAO ALVES, SRI; EBENEZER DE OLIVEIRA SILVA, CNPAT; MARCIA REGIA SOUZA DA SILVEIRA, CNPAT; Joaquim Enéas Filho, UFC.
Title: Qualidade pós-colheita de pedúnculos de clones de cajueiro-anão precoce em sete estádios de desenvolvimento.
Publisher: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2011.
Pages: 15 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 49).
Language: pt_BR
Keywords: Anacardium occidentale L
Genótipos Qualidade
Consumo in natura
Description: A produção de pedúnculos com qualidade, visando atender à demanda por cajus frescos (pedúnculo + castanha), tem sido um dos grandes desafios para a cajucultura, tendo em vista a importância econômica desse agronegócio para a região Nordeste do Brasil. Os trabalhos foram conduzidos no campo experimental de Pacajus, pertencente à Embrapa Agroindústria Tropical, e tiveram por objetivo caracterizar os estádios de desenvolvimento dos pedúnculos, provenientes de quatro clones comerciais de cajueiro, destinados ao consumo in natura. Pedúnculos dos clones CCP 09, CCP 76, BRS 189 e BRS 265 foram colhidos em seteestádios de desenvolvimento, de acordo com a coloração da castanha e do pedúnculo. As análises de pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT foram utilizadas para definir a qualidade nos estádios avaliados, utilizando-se do teste de Shapiro-Wilk, com três repetições de cinco cajus. Para o pH, não foram observadas diferenças significativas (p>0,05) entre os clones avaliados, com o CCP 09 obtendo o maior valor no estádio 7 (pH 4,52). Os sólidos solúveis aumentaram até o quinto estádio; permanecendo constante nos estádios finais de maturação (5, 6 e 7). Para a acidez titulável e para a relação SS/AT, apenas nos estádios 6 e 7, não foram detectadas diferenças entre ambos. Todos os pedúnculos avaliados, exceto os do clone BRS 265, foram indicados para consumo in natura, principalmente em função dos teores de sólidos solúveis apresentados.
Data Documento: 2012-03-01
ISSN: 1679-6543
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD11008.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace