Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/880509
Título: Fenologia do cafeeiro: condições agrometeorológicas e balanço hídrico do ano agrícola 2004-2005.
Autoria: MEIRELES, E. J. L.
CAMARGO, M. B. P. de
PEZZOPANE, J. R. M.
THOMAZIELLO, R. A.
FAHL, J. I.
BARDIN, L.
SANTOS, J. C. F.
JAPIASSÚ, L. B.
GARCIA, A. W. R.
MIGUEL, A. E.
FERREIRA, R. A.
Afiliação: ELZA JACQUELINE LEITE MEIRELES, SAPC; MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS - IAC; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; ROBERTO ANTÔNIO THOMAZIELLO, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS - IAC; JOEL IRINEU FAHL, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS - IAC; LUDMILA BARDIN, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS - IAC; JULIO CESAR FREITAS SANTOS, SAPC; LEONARDO BISCARO JAPIASSÚ, FUNDAÇÃO PRÓCAFÉ; ANTÔNIO WANDER RAFAEL GARCIA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO/FUNDAÇÃO PRÓCAFÉ; ROQUE ANTÔNIO FERREIRA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO/FUNDAÇÃO PRÓCAFÉ.
Ano de publicação: 2009
Referência: Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa Café, 2009.
Páginas: 128 p.
Conteúdo: Durante todas as fases fenológicas do cafeeiro, o clima exerce grande infl uência sobre a incidência de pragas e doenças e, consequentemente, atua sobre a produtividade do cafeeiro e a qualidade da bebida. Adversidades climáticas, como acentuada defi ciência hídrica e extremos de temperatura do ar, podem resultar em redução drástica de produtividade do cafeeiro, embora os efeitos dependam da duração e da intensidade dessas adversidades, e também do estádio fenológico da planta. O monitoramento agrometeorológico da cultura do café é um recurso precioso para avaliar como esses elementos climáticos interferem diretamente na fenologia e na incidência de pragas e doenças no cafeeiro. Nesse monitoramento, devem ser caracterizados os períodos com excedente e com defi ciência hídrica, ao longo do ano, por meio do balanço hídrico sequencial, que é feito utilizandose uma das seguintes bases: diária, decendial (com frequência de 10 dias), semanal e mensal. Também devem ser analisadas as condições termopluviométricas do período em questão, segundo as fases fenológicas da planta, assim como deve ser considerado o levantamento de pragas e doenças no decorrer do ciclo do cafeeiro. Para dar continuidade ao trabalho iniciado no ano agrícola 2002?2003, este documento interpreta os balanços hídricos e as condições termopluviométricas referentes ao ano agrícola 2004?2005, de algumas regiões cafeeiras dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A importância desse monitoramento está no suporte técnico que ele oferece a tomadores de decisão, graças à disponibilização de informações agrometeorológicas históricas, relacionadas ao cafeeiro arábica produzido nessas regiões.
Thesagro: Café
Clima
Meteorologia
Série: (Embrapa Café. Documentos, 5).
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fenologiadocafeeiro.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace