Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/875131
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS JUNIOR, J. F. DOS
SANTOS, R. A. C. O.
GINDRI, B. S.
MORAES, A. S.
GAERTNER, E.
RESENDE, E. K. de
CATELLA, A. C.
ISHIKAWA, M. M.
PIRES, U. DOS S.
Additional Information: JEAN FERNANDES DOS SANTOS JUNIOR, ECOA; ROSANA APARECIDA CÂNDIDO PEREIRA SANTOS, IBAMA/CORUMBÁ; BIBIANA SAGRILLO GINDRI, ECOA; ANDRE STEFFENS MORAES, CPAP; ELINEY GAERTNER; EMIKO KAWAKAMI DE RESENDE, CPAP; AGOSTINHO CARLOS CATELLA, CPAP; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CPAO; UBIRAJARA DOS SANTOS PIRES, IBAMA/CAMPO GRANDE, MS.
Title: Boas práticas para o manejo das Tuviras do Pantanal: aspectos bioecológicos, coleta, armazenamento e comercialização.
Publisher: Campo Grande: ECOA: IBAMA; Corumbá: Embrapa Pantanal, 2010.
Pages: 22 p.
Language: pt_BR
Keywords: Tuvira
Boas práticas
Coleta.
Description: Ao longo de uma série de reuniões, encontros e trocas de experiências, foram propostas ações estratégias na busca do desenvolvimento sustentável para a região para a região do Pantanal, MS, sendo que os resultados conquistados, nas regiões trabalhadas, se traduziram em práticas de manejo adequado das iscas vivas, priorizando as tuviras, principais iscas da região. Tais resultados contribuíram para a redução da taxa de mortalidade das iscas e do esforço da captura, assim como para a melhoria da qualidade de vida dos isqueiros, já que a coleta de iscas é uma importante alternativa de geração de renda. As informações aqui disponibilizadas foram oriundas de um trabalho fundamental para planejar ações para conservação dos recursos pesqueiros no Pantanal, definindo boas práticas de manejo para a coleta das tuviras. Assim, estas informações fazem deste trabalho um guia prático e útil para todos os interessados no assunto, sendo, portanto, uma valiosa contribuição do Programa Natureza e Pobreza, coordenada pela Ecoa e financiado pelo Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN NL), na geração de conhecimento sobre a coleta de iscas vivas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Thesagro: Armazenamento
Comercialização
Manejo.
Data Documento: 2011-01-31
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
colecoes.pdf4,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace