Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812054
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, M. D. de
PELLEGRIN, L. A.
BARRETO, R. R.
SANTOS, C. L. dos
XAVIER, I. G.
Additional Information: Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
Title: Área de ocorrência do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) na bacia do Alto Paraguai, entre os anos de 1998 e 2004.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2004.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Documentos, 64).
Language: pt_BR
Keywords: Distribuição
Mexilhão Dourado
Rio Paraguai
Limnoperna fortunei.
Description: O uso de água armazenada nos grandes navios marítimos para obter maior estabilidade, ajudar na propulsão e em manobras, a chamada "água de lastro", é o principal meio de introdução de organismos marinhos em ambientes aquáticos, tanto marinhos como de água doce. Em todo o mundo são transferidas anualmente cerca de 12 bilhões de toneladas de "água de lastro", que transportam aproximadamente 4.500 espécies diferentes. No Brasil, aproximadamente 95% de todo o comércio exterior é feito por via marítima e estima-se que 40.000 navios visitem os portos brasileiros anualmente, deslastrando 40 milhões de toneladas de água por ano (Silva & Souza, 2004). Pela "água de lastro" a espécie de bivale de água doce Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) foi introduzida no estuário do rio da Prata, em 1991, provavelmente trazido por navios da Korea e Hong Kong (Pastorino et al., 1993). E a navegação no sistema Paraguai-Paraná foi o principal vetor da introdução desta espécie na Bacia do Alto Paraguai, onde foi observada pela primeira vez em 1998, no rio Paraguai, próximo à cidade de Corumba (MS).
NAL Thesaurus: Pantanal.
Data Documento: 2006-04-25
Appears in Collections:Série Documentos (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC64.pdf317,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace