Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/787811
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 1996
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: SERENO, J. R. B.
SANTOS, S. A.
ZUCCARI, C. E. S. N.
MAZZA, M. C. M.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Pantanal (Corumba, MS).
Título: Avaliacao do desempenho reprodutivo e estabelecimento da estacao de monta de equinos em regime de monta natural a campo no Pantanal.
Fonte/Imprenta: Corumba: EMBRAPA-CPAP, 1996.
Páginas: 7p.
Série: (EMBRAPA-CPAP. Comunicado Tecnico, 15)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Equino
Monta natural
Cavalo pantaneiro
Equine
Pantaneiro horse.
Conteúdo: O cavalo Pantaneiro caracteriza-se pela sua rusticidade e adaptacao as condicoes ecologicas do Pantanal, fruto de selecao natural por mais de dois seculos. Como animal de trabalho, constitui fator de importancia economica e social auxiliando nas producao pecuaria, alem de contribuir para a fixacao do homem na regiao. A partir de 1900, cruzamentos indiscriminados com outras racas, alem da disseminacao de enfermidades, como o "mal-de-cadeiras" (tripanosomose) e mais recentemente a anemia infecciosa equina (AIE), contribuiram para a diminuicao do seu efetivo. A AIE, enfermidade endemica para a regiao, apresenta incidencia media de 42,7% (SILVA, et al. 1995), sendo considerada, atualmente o principal fator limitante para a expansao da criacao de equino no Pantanal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho reprodutivo do plantel, submetido ao metodo de acasalamento direcionado a campo e estabelecer a epoca mais adequada para a estacao de monta de equinos no Pantanal Mato-Grossense.
Thesagro: Reprodução.
NAL Thesaurus: Pantanal
reproduction.
Ano de Publicação: 1996-03-12
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT15.pdf58,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace