Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/70644
Título: Análise produtiva de híbridos experimentais de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) forrageiro no litoral piauiense.
Autoria: AZEVEDO, D. M. P. de
SOUZA, V. A. B. de
CARDOSO, M. J.
NASCIMENTO, H. T. S. do
Afiliação: Diógenes Manoel Pedroza de Azevedo, Embrapa Meio-Norte; Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, Embrapa Meio-Norte; Milton José Cardoso, Embrapa Meio-Norte; Hoston Tomás Santos do Nascimento, Embrapa Meio-Norte.
Ano de publicação: 2008
Referência: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2008.
Páginas: 16 p.
Conteúdo: O sorgo, de modo geral, por suas características de cultivo e valor nutritivo tem sido considerado como substituto do milho na alimentação de ruminantes sob a forma de silagem, rolão ou corte verde. Esta cultura apresenta produção de massa verde e massa seca mais elevada que a do milho, especialmente em condições marginais de cultivo, como aquela de regiões de solo de fertilidade natural mais baixa e locais onde ocorrem estiagens longas e freqüentes, como é o caso da microrregião litorânea do Piauí. Essa microrregião possui uma das mais importantes bacias leiteiras do estado. A baixa produção das pastagens nessa microrregião, durante o período da seca, muitas vezes faz com que os pecuaristas utilizem a cultura do sorgo forrageiro em sistema de irrigação sob cultivo convencional, para produção de silagem ou corte verde, a fim de suprir a necessidade animal em volumoso, no período de maior carência. Nesse sentido, algumas pesquisas são necessárias a fim de atender à demanda por cultivares bem adaptadas e com maior produção de matéria seca. O ensaio foi conduzido, sob sistema de irrigação convencional no campo experimental de Parnaíba-PI, pertencente à Embrapa Meio-Norte. Foram avaliados diversos híbridos de sorgo forrageiro desenvolvidos pelo programa de melhoramento da Embrapa Milho quanto à produção de matéria seca e de matéria verde e outras característica agronômicas, nas condições ambientais da microrregião litorânea do estado do Piauí. Os resultados preliminares obtidos em um ano e em um só local sugerem que as cultivares que obtiveram produção total (corte 1 + rebrota) de MS superior a 8,00 kg 4,2m-2 podem ser consideradas como as mais promissoras para as condições litorâneas do Estado do Piauí. Entre elas, destacaram-se os tratamentos IF 305, 0670109, 0670095 e 0670085.
Thesagro: Matéria Seca
Produtividade
Sorgo
Série: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 177).
ISSN: 0104-866X
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC1770001.pdf4.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace