Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/68232
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARDOSO, M. J.
CARVALHO, H. W. L. de
SANTOS, M. X. dos
SOUZA, E. M. de
Additional Information: MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MANOEL XAVIER DOS SANTOS, CNPMS; EVANILDES MENEZES DE SOUZA, ESTAGIARIA/CPATC.
Title: Adaptabilidade e estabilidade de variedades e híbridos de milho na região Meio-Norte do Brasil. Ano agrícola de 2002/2003.
Publisher: Teresina: Embrapa Meio-Norte; Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2004.
Pages: 14 p.
Series/Report no.: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
Language: pt_BR
Keywords: Variedede
Adaptação.
Description: Quarenta e três cultivares (27 variedades e 16 híbridos) de milho foram avaliadas em cinco ambientes do Estado do Piauí e em quatro do Estado do Maranhão no ano agrícola de 2002/2003, com o objetivo de conhecer a adaptabilidade e a estabilidade para fins de recomendação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com três repetições. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimados, utilizando-se a metodologia proposta por Cruz et al. (1989). Foram constatadas, na análise de variância conjunta, diferenças entre as cultivares e os ambientes e inconsistência no comportamento das cultivares ante as oscilações ambientais. Os híbridos mostraram melhor adaptação que as variedades, consubstanciando-se em alternativas importantes para a agricultura regional, especialmente para os sistemas de produção que investem em tecnologias de produção. As variedades, principalmente aquelas que mostram comportamento produtivo semelhante aos híbridos de melhor adaptação, têm importância fundamental nos sistemas de produção dos pequenos e médios produtores rurais. Tanto as variedades quanto os híbridos que expressam adaptabilidade ampla constituem-se em alternativas importantes para a exploração comercial na Região Meio-Norte do Brasil.
Thesagro: Milho.
Data Documento: 2007-01-19
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bol49.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace